Recursos do Fundo Setorial do Audiovisual beneficiarão 88 projetos para desenvolvimento de produtoras de 15 Estados do país

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE anunciaram nesta terça-feira, 20 de dezembro, o resultado final da Chamada Pública PRODAV 05/2015 (Desenvolvimento de Projetos). Com 893 projetos inscritos, essa foi a edição mais concorrida da linha de investimento desde o lançamento do Programa Brasil de Todas as Telas, em 2014. Após diversas etapas eliminatórias, 162 projetos foram enviados para análise da Comissão de Seleção, que elegeu os 88 contemplados.

A lista dos selecionados tem projetos apresentados por produtoras independentes espalhadas por 15 Estados, resultado que comprova o potencial criativo e o bom momento vivido pelo setor audiovisual em todo o país. Os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, cerca de R$ 10 milhões, serão investidos no desenvolvimento de 53 projetos de longa-metragem (39 de filmes de ficção, 5 filmes de animação e 9 documentários) e de 35 projetos para TV (18 séries de ficção, 11 de animação, 4 séries documentais e 1 formato).

A Comissão de Seleção dessa chamada contou com a participação de três consultores independentes – Beth Carmona, diretora do Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes; Zico Góes, executivo do segmento de TV paga; Sonia Rodrigues, roteirista – e de duas servidoras da ANCINE.

Para a escolha das propostas levou-se em consideração a diversidade de gênero e de público dos projetos e aqueles que demonstraram melhor potencial de desenvolvimento, permitindo vislumbrar retornos artísticos ou comerciais capazes de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do audiovisual brasileiro.

Os critérios de regionalização definidos no regulamento da Chamada Pública também foram cumpridos: 30% dos recursos foram destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 18% são destinados a produtoras da região Sul e do estado de Minas Gerais.

Clique aqui e conheça as propostas contempladas na Chamada Pública PRODAV 05/2015 – Desenvolvimento de Projetos do Programa Brasil de Todas as Telas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.