Mostra exibe filmes contemporâneos gregos

A mostra Cinema Grego Contemporâneo – Memórias da Crise, que acontece de 6 a 18 de junho, na Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta 12 filmes realizados entre 2009 e 2016, com curadoria de João Juarez Guimarães, Diana Iliescu e Anna Karinne Ballalai. O evento traz algumas das mais representativas produções da chamada Greek Weird Wave (“Estranha onda grega”, em tradução literal).

Em meio à crise econômica que afeta a Grécia, emergiu uma nova “onda” de filmes, cujo olhar revela uma realidade que a crítica especializada, incapaz de definir seus contornos, contentou-se em chamá-la de “estranha”. Com efeito, são obras estranhas com personagens grotescos, em meio a situações bizarras e artificiais.

A seleção de filmes apresenta diversos destaques. Ganhador do Prêmio Un Certain Regard, do Festival de Cannes de 2009, e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010, Dente Canino, de Giorgios Lanthimos (2009) é, certamente, o filme mais aclamado da mostra. Narra a história de jovens que, excessivamente protegidos pelos pais, nunca tiveram contato com o mundo exterior. O filme será exibido nos dias 6 e 18 de junho.

O mesmo isolamento se observa em longas mais recentes como (2012), de Babis Makridis, ou Os Sentimentais (2016), de Nikso Triantafillidis. Em outras produções, como Academia de Platão (2009), de Filippos Tsitos, Meu País (2010), de Syllas Tzoumerkas, e Xenia (2014), de Panos H. Koutras, a realidade catastrófica parece, pouco a pouco, contaminar a vida cotidiana com uma espécie de desassossego epidêmico cada vez mais ameaçador. Em Attenberg (2010), de Athina-Rachel Tsangari, esse estranhamento se faz notar, ainda, quando uma jovem descobre a sexualidade ao mesmo tempo em que cuida do pai à beira da morte.

Para discutir a visão de mundo inquietante das produções, a mostra apresentará o bate-papo A Representação da Crise no Cinema Grego, com o mais importante filósofo grego contemporâneo, Theofanis Tasis. O debate ocorrerá no dia 14 de junho, às 19h10, e terá tradução simultânea.

Formado em física e filosofia pela Universidade de Creta, na Grécia, e PhD na Alemanha, Tasis é autor de teorias que trabalham conceitos de imagem e identidade na esfera social e abordará o modo como a crise grega tem sido transposta para as telas do cinema.

Em paralelo, ao longo de toda a temporada, será distribuído, gratuitamente, um catálogo contendo informações de cada filme, além e textos inéditos de Anna Karinne Ballalai, Luis Carlos Junior e Victor Narciso.

A programação completa da mostra e a versão digital do catálogo estão disponíveis no site www.ginja.com.br/cinemagrego.

 

Mostra Cinema Grego Contemporâneo – Memórias da Crise
Data: 
6 a 18 de junho
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia.
Lotação: 78 lugares (mais três para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.