2ª edição do Reach – Questões de Audiência discute os impactos da pandemia no setor audiovisual
Acontece, de 12 a 22 de novembro, a 2ª edição do Reach – Questões de Audiência, que faz parte da programação internacional aberta ao público do BrLab, e busca pensar e refletir sobre as questões e transformações que o setor audiovisual enfrenta, especialmente aquelas implicadas nas transformações dos hábitos de consumo dos últimos anos.
Neste ano, em que pandemia acelerou diversas transformações que impactaram diretamente a economia do setor audiovisual, o BrLab traz ao Reach uma série de encontros com profissionais que estiveram à frente de empresas e casos durante a pandemia para compartilhar experiências e aprendizados na relação com consumidores online, na gestão de dados, clientes e consumidores na internet. Outras mesas trazem casos e encontros que promovem a reflexão sobre como o audiovisual pode pensar suas relações com a audiência e também discutir o momento atual brasileiro. O evento promove o encontro com profissionais de marketing, exibição, distribuição, programação produção e design de audiência da Argentina, Brasil, Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, Colômbia, entre outros, para compartilhar ideias e experiências relevantes no mercado audiovisual.
A programação começa dia 12/11, às 11h, com a mesa sobre Design de Audiência “Explorar os mundos da narrativa e do público”, do audience designer alemão Benjamin Colle e continua com uma série de encontros e discussões, como “Distribuição de Impacto”, master class da britânica Sarah Mosses, no dia 12/11, às 16h; “Festivais – Desafios de Programação”, com Anne Deleseth (Quinzena dos Realizadores), Susana Rodrigues (Festival de Rotterdam) e Cecilia Barrionuevo (Mar del Plata), no dia 16/11, às 21h; “Perspectivas para o Cinema Brasileiro”, conversa entre o exibidor Adhemar Oliveira, a produtora Sara Silveira, e o cineasta Eryk Rocha, no dia 17 de Novembro, às 17h30; “Como criar um ambiente para que o cinema e o VOD coexistam no novo mundo (lições que aprendemos)”, com os profissionais de marketing Kate Genova e Lee Shelton da rede de salas e plataforma inglesa Curzon, no dia 18/11, às 16h; “Construindo públicos de nicho no ambiente digital”, com as plataformas MUBI (Bobby Allen), Kabinett (Eduardo Constantini) e Spamflx (Markus Duffner), no dia 19/11 às 11h; e termina com a mesa “O marketing de Cinema em 2020: Promoção, Transição Digital e Mercados Online”, em que Sarah Calderón, fundadora da The Film Agency, agência de promoção e marketing para cinema europeu responsável entre outros projetos, pela edição online do Marché du Film do Festival de Cannes.
Alinhada com grandes eventos internacionais que, assim como BrLab – único laboratório internacional no Brasil aberto e especialmente dedicado a projetos audiovisuais e futuros filmes de toda América Latina e Península Ibérica –, a programação do Reach tem a missão de promover discussões qualificadas sobre a atualidade do setor audiovisual, especialmente aquelas relacionadas à audiência e às transformações decorrentes do impacto que novas tecnologias têm nos hábitos de consumo pelo público.