Inscrições abertas para o Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação

Estão abertas as inscrições para terceira edição do Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação (ECA). Podem participar da mostra competitiva filmes de curtas-metragens produzidos e finalizados nos últimos 36 meses por produtores de todo o Brasil com temática educativa nas áreas de cultura, educação, esporte e meio ambiente.  As inscrições gratuitas devem ser realizadas até o dia 31 de maio de, no site: https://filmfreeway.com/FestivalECA.

O ECA acontece de 4 a 13 de agosto, em plataforma online e sessões presenciais. Serão exibidos 21 curtas-metragens, sendo dez filmes competitivos, cinco filmes convidados, e seis filmes realizados nas oficinas produzidas pelo festival.

A Curadoria do festival será de Monica Trigo, que há anos atua no setor audiovisual e, entre outros, preside a Alianza Latino Americana de Festivales de Cine Fantástico (FANTLATAM), considerado o Oscar do Cinema Fantástico, além de Kaiane do Vale Martins, produtora e curadora na 1ª, 2ª e 3ª edição do Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação, e curadora do projeto do Educacine (2012).

A  escolha dos filmes vencedores na categoria competitiva do festival será realizada por um júri técnico composto por três profissionais do audiovisual brasileiro: Filippo Pitanga, crítico de cinema, curador e júri de inúmeros festivais internacionais; a diretora Kátia Coelho, a primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa-metragem no Brasil, ganhadora de mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais, e o diretor Jeferson De, que foi um dos diretores da novela “Bom Sucesso”, na Rede Globo (2019), lançou “M-8”, Melhor Filme/Júri Popular no Festival do Rio (2020), e o longa “Doutor Gama”, sobre o abolicionista Luiz Gama (2021).

O filme vencedor ganhará um prêmio de dez mil reais, o segundo lugar, o prêmio de cinco mil reais e o terceiro, três mil reais, além do Troféu do festival.

O festival oferecerá a oficina online para todo o Brasil: Stop Motion. Adolescentes entre 12 a 18 anos de todo o Brasil têm a oportunidade de participar da oficina online, de 9 a 16 de maio, das 14h às 17h,  que será ministrada por Marta Russo. As inscrições gratuitas podem ser realizadas em https://festivaleca.com.br/oficinas.

O festival também promoverá outras cinco oficinas presenciais em São Paulo, que abordarão aspectos do fazer cinematográfico (roteiro, direção, produção, direção de fotografia e edição). As oficinas presenciais acontecem nas cidades de SP (Santo Amaro), Taboão da Serra e Embu das Artes.

As oficinas formativas resultarão em seis curtas-metragens que serão exibidos na Cerimônia de Premiação do Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação ( ECA).

O festival contará ainda no mês de julho com duas lives temáticas, pela plataforma Google Meet. A primeira, “Cinema na Sala de Aula”, traz a roteirista Ceci Alves e o doutor em Ciência da Comunicação (ECA/USP) Marciel Consani. A medição do encontro será de Leopoldo Tauffenbach, membro da Comissão de Cinema dos CEUs da Secretaria Municipal de Cultura (SP). A segunda live, “Cinema e Representatividade”, será debatida pelo cineasta e jornalista Lufe Steffen, a historiadora Cida Reis e com mediação da cineasta e roteirista Carissa Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.