“Manguebit”, de Jura Capela, é o grande vencedor do 14º In-Edit Brasil

O filme “Manguebit”, de Jura Capela, é o grande vencedor do 14º In-Edit Brasil- Festival Internacional do Documentário Musical e será exibido na edição do In-Edit Barcelona em 2022, com a presença do diretor.

O documentário conta a história de um dos mais importantes movimentos culturais das últimas décadas, o Manguebeat, através de depoimentos de seus criadores, companheiros, herdeiros, produtores e músicos.

Segundo o júri, formado pelo  jornalista, roteirista e diretor de TV André Barcinski, a produtora cultural Andréa Alves, a diretora, roteirista e produtora documentarista Beth Formaggini e a cineasta Juliana Vicente, o “prêmio vai para um filme que, com um trabalho magistral de recuperação de acervo e montagem, eterniza um movimento não apenas musical, mas cultural, que uniu os sons pernambucanos com a música do mundo e criou um estilo único: o manguebit”.

O júri concedeu ainda um Prêmio Especial para “Cafi”, de Lírio Ferreira e Natara Ney, “pela beleza de suas imagens e a liberdade narrativa desse tributo a um grande criador de imagens, muitas delas dedicadas a artistas e capas de discos icônicos da música brasileira”, e uma Menção Honrosa para o documentário “Alan”, de Daniel Lisboa e Diego Lisboa (Irmãos Lisboa), “pelo processo de realização e por revelar um personagem único, que usou a força de sua arte para levar beleza a seu mundo tão duro”.

Todos os filmes da Competição Nacional serão exibidos no dia 26/06, domingo, na Cinemateca Brasileira.  O vencedor ganha ainda uma sessão extra no dia no dia 29/06, quarta, às 18h30, no CineSesc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.