Depois de quatro anos, ApexBrasil e instituições parceiras retomam apoio à internacionalização do setor audiovisual brasileiro

A iniciativa conjunta da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) para a internacionalização do setor começou em 2006, com o Programa Cinema do Brasil, mas em 2019 não foi renovada. Agora, a parceria será restabelecida com apoio da Agência, do Instituto Guimarães Rosa/Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria do Audiovisual, e da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) à participação do cinema brasileiro no Festival de Cannes, na França, entre 16 e 24 de maio.

A retomada acontece simultaneamente à completa reabertura do festival após a pandemia, já que as últimas três edições do evento ocorreram com restrições. Neste ano, em paralelo ao tapete vermelho, os mais de 15 mil profissionais que participam do Marché du Film terão a oportunidade de negociar projetos, comprar e distribuir direitos de filmes em produção ou buscar recursos para coproduções.

Cannes é considerado o epicentro do mercado audiovisual e o Brasil participará com grande delegação nesta edição. As empresas do Cinema do Brasil contarão com um estande nacional e terão a oportunidade de participar de diversos encontros e discussões sobre coproduções, com produtores interessados de países como Alemanha, Chile, Argentina e Colômbia.

A retomada do apoio ao setor é uma iniciativa coletiva, que inclui, além de ApexBrasil, SIAESP, MRE, MinC, ANCINE e Secretaria de Cultura e Economia de Criativa do Estado de São Paulo, também as entidades InvestSP, +Mulheres, RioFilme, Spcine e a organização filantrópica Projeto Paradiso. A RioFilme apresentará em Cannes o Edital de Atrações de Filmagens para o Rio de Janeiro (CASH REBATE) 2023, cujo percentual de devolução é de até 35% do valor investido na cidade para produções que filmarem no Rio de Janeiro. A Spcine também reabrirá as inscrições do edital do Cash Rebate para produções internacionais, maior programa da modalidade no Brasil, com R$ 40 milhões de reais e com o maior teto por projeto da região, com R$ 16 milhões.

O restabelecimento da parceria entre ApexBrasil e o SIAESP no projeto de internacionalização do cinema brasileiro começa pela participação em Cannes, enquanto um convênio mais longevo está sendo negociado. O objetivo é explorar o cinema tanto enquanto bem cultural como mercadoria a ser comercializada, buscando resultados em imagem, negócios e competitividade.

O projeto visa ampliar a participação da produção audiovisual brasileira no mercado internacional, estimulando a coprodução e a distribuição em territórios estrangeiros, ampliando a competitividade e as possibilidades de mercado para o cinema brasileiro. Além disso, o projeto incluirá ações para além do eixo Rio-São Paulo, contemplando outros mercados do setor que estão em ascensão em outras regiões do país.

O setor nacional já conta com uma produção instalada e estruturada, talentos de renome internacional, associados a empresas com alto grau de internacionalização. Com apoio da Agência, busca-se maximizar esse potencial, posicionando o Brasil no mercado global como produtor de cinema e incorporando diferenciais como criatividade, tecnologia e inovação.

A iniciativa é voltada para as 66 empresas associadas ao Cinema do Brasil, que compreendem estúdios, produtoras de TV, produtoras de conteúdo e de vídeo, laboratórios cinematográficos, empresas de dublagem, de finalização e de locação de equipamentos audiovisuais, entre outras. As ações incluirão promoção de vendas de filmes brasileiros para o exterior, de coproduções, e de capacitação aos profissionais da área, visando a incrementar a qualificação e a competitividade internacional das empresas brasileiras.

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