Prêmio ABC consagra “Marte Um”, “Segredos do Putumayo” e série “Manhãs de Setembro”

Por Maria do Rosário Caetano

A Associação Brasileira de Cinematografia entregou, em festa na Cinemateca Brasileira, na noite do sábado, 13 de maio, troféus aos laureados com o Prêmio ABC 2023.

Os grandes vencedores foram a ficção mineira “Marte Um”, de Gabriel Martins, o documentário paulista-amazonense “Segredos do Putumayo”, de Aurélio Michiles, e a série (paulistana) de TV “Manhãs de Setembro” (foto), criada por Josefina Trotta e dirigida por Luís Pinheiro e Dainara Toffoli. Mas a Semana ABC não festeja a figura do autor-cineasta (o metteur-en-scène), nem os videomakers. Seu foco são os diretores de fotografia, montadores, diretores de arte e equipes de som.

O Prêmio ABC foi criado para valorizar os créditos técnicos do cinema, da TV, do videoclipe e da publicidade. Sem esquecer a produção universitária. Em sua origem, a ABC reuniu os mestres da fotografia, ou seja, aqueles que devotam suas vidas ao cultivo da imagem em movimento. Premia talentos jovens (sem esquecer os veteranos) e festeja, anualmente, com o Prêmio ABC Trajetória, grandes nomes da fotografia cinematográfica, caso dos argentinos Ricardo Aronovich (“Os Fuzis”, “São Paulo S.A.” e filmes de Louis Malle e Ettore Scola) e Félix Monti (“Tangos, o Exílio de Gardel” e “O Segredo dos seus Olhos”) e Affonso Beato (“Dragão da Maldade” e filmes de Jim McBride e Pedro Almodóvar). Este ano, o brasileiro Walter Carvalho foi o nome festejado pelos criadores de imagens.

A cerimônia de premiação, apresentada pela atriz Larissa Nunes, distribuiu 14 troféus e apostou nos três filmes mais badalados e premiados da temporada – “Marte Um”, que soma dezenas de láureas, “Segredos do Putumayo”, de Aurélio Micheles (Prêmio APCA- Associação Paulista de Críticos de Arte e Sesc) e “Noites Alienígenas”, o grande vencedor do Festival de Gramado.

Outro filme que conseguiu destacar-se na Noite ABC, acumulando dois prêmios, foi o documentário “Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo”, que Juliana Vicente realizou em parceria com a Netflix. O vibrante documentário sobre Mano Brown e seus parceiros na banda Racionais Mc’s teve sua pré-estreia na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e tornou-se, quando de sua estreia, no final de 2022, um dos grandes sucessos do streaming.

A ABC premiou, também, “Carvão”, de Carolina Markowicz, pela melhor direção de arte, e os curtas “O Afinador de Silêncios”, de Mário Patrocínio, e “Afluências”, de Iasmin Soares, este vindo da Universidade Federal da Paraíba, ambos pela melhor direção de fotografia (no caso do paraibano, pelas imagens de um curta estudantil).

No terreno das séries de TV, a obra mais festejada foi “Manhãs de Setembro”, criação de Josefina Trotta, protagonizada por Liniker, Thomas Aquino, Karine Teles, Gustavo Coelho, Clodd Dias, Gero Camilo, Paulo Miklos e Elisa Lucinda. Na segunda temporada – a que foi premiada pela ABC –, o músico e ator Seu Jorge, de 52 anos, passou a integrar o elenco. Coube a ele o papel do pai da protagonista (Cassandra, vivida por Liniker), um homem simples, vindo do interior do Paraná, que não consegue entender a transexualidade da filha. A série é uma produção da Amazon Prime Video.

Confira os vencedores:

. “Marte Um”, de Gabriel Martins (MG): melhor fotografia longa de ficção (Leonardo Feliciano), melhor equipe de som (Marcos Lopes e Tiago Bello)

. “Segredos do Putumayo”, de Aurélio Michiles (SP): melhor direção de fotografia longa documentário (André Lorenz Michiles e Fabio Bardella). “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”, de Juliana Vicente (SP) – melhor montagem para longa doc (Washington Deoli e Yuri Amaral) e melhor equipe de som (Andressa Clain Neves, Hyran de Mula, Ruben Valdes, Marilia Mencucini e Daniel Turini)

. “Noites Alienígenas”, de Sérgio Carvalho (Acre) – melhor montagem longa ficção (André Sampaio)

. “Carvão”, de Carolina Markowicz (SP): melhor direção de arte longa de ficção (Marines Mencio)

. “O Afinador de Silêncios”, de Mário Patrocínio: melhor direção de fotografia de curta-metragem (Paul Bessa)

. “Afluências”, de Iasmin Soares (Universidade Federal da Paraíba): melhor direção de fotografia filme estudantil (Iasmin Soares)

TELEVISÃO (séries)

. “Manhãs de Setembro – Segunda Temporada” – Episódio 3 (criação de Josefina Trotta): melhor direção de fotografia (Lito Mendes da Rocha), melhor equipe de som para Episódio um (Evandro Lima, Gabi Cunha, Miriam Biderman e Ricardo Reis). “Turma da Mônica – A Série” – Episódio um: melhor direção de arte (Mariana Falvo)

VIDEOCLIPE E PUBLICIDADE

. “AMeiaNoite” – Pabllo Vittar e Gloria Groove: melhor direção de fotografia de videoclipe
(Adolpho Veloso)

. “Natura – Essencial”: melhor direção de fotografia de filme publicitário (Alex Akira Vecchi)

One thought on “Prêmio ABC consagra “Marte Um”, “Segredos do Putumayo” e série “Manhãs de Setembro”

  • 17 de maio de 2023 em 01:20
    Permalink

    A última informação de bilheteria do filme “Marte Um” contabilizava 50 mil pessoas. Como pode um filme com esse público baixíssimo receber tantas indicações? No Brasil, os prêmios dão muito pouca importância ao público. Eles premiam o que público rejeita.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.