Caetano Gotardo lança seu novo filme, “Seus Ossos e seus Olhos”
Após concorrer ao Urso de Ouro na Competição Oficial do Festival de Berlim com o longa “Todos os Mortos”, em 2020, Caetano Gotardo, diretor de filmes como “O que se Move” e o curta “Areia”, apresenta sua nova obra: “Seus Ossos e seus Olhos”. Com produção da Lira Cinematográfica e distribuição da Descoloniza Filmes, o filme estreia nesta quinta-feira, 22 de junho, nas seguintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Niterói, Palmas e Ribeirão Preto.
O longa também contará com sessões de estreia com a presença de equipe e elenco em três cidades: dia 22/6, às 21h10, em São Paulo (no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca); dia 23/6, às 21h, no Rio de Janeiro (no Espaço Itaú de Cinema Botafogo); e dia 24/6, às 20h40, em Niterói (no Reserva Cultural).
A ideia para o longa surgiu em 2009, enquanto Caetano finalizava o curta “O Menino Japonês”. Na sala de mixagem, o diretor e roteirista fez uma anotação sobre o deslocamento entre som e imagem e a possível relação disso com a memória. Essa seria a gênese do futuro longa sobre um jovem cineasta, interpretado pelo próprio Gotardo, que vivencia diversos encontros com amigos, amigas e desconhecidos – e essas interações acabam transformando sua vida e seu processo criativo.
Depois de quase uma década entre pesquisas, anotações e experimentos em vídeo (e também com a realização de vários outros projetos no caminho), o roteiro de “Seus Ossos e seus Olhos” tomou forma em apenas três dias, e foi filmado poucas semanas depois em apenas oito diárias, com uma equipe de seis pessoas, além do elenco.
Protagonizar o longa, para Gotardo, está ligado a uma pesquisa que parte de impulsos seus como roteirista, diretor e ator na mesma medida. São coisas totalmente ligadas desde a origem do projeto. O filme também inclui nomes como Malu Galli, Vinícius Meloni, Carlos Escher, Larissa Siqueira e Carlota Joaquina.