Leonardo Peixoto filma o longa “Espiral” em Novo Hamburgo (RS)

Idealizado por Leonardo Peixoto, o filme “Espiral”, em gravações em Novo Hamburgo (RS) desde a segunda semana de maio, carrega uma série de marcos para a indústria do audiovisual brasileiro e para a cidade gaúcha historicamente conhecida como um dos principais polos do mercado de calçados no Brasil. Estrelado por Manu Morelli, Gutto Szuster e Renata de Lélis, o filme, que tem previsão de lançamento para 2024, conta com financiamento da Prefeitura de Novo Hamburgo/RS em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual.

Fruto de um edital lançado pelo município junto ao FSA, o título simboliza a aposta local na criação do Polo Audiovisual como uma nova fonte econômica para a região. Além disso, Leonardo é o primeiro aluno de audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) a estrear como diretor de um longa-metragem a ser lançado nos cinemas.

A ideia do filme surgiu como curta-metragem que focalizaria histórias produzidas a partir de almoços em família de um mesmo clã ao longo de anos, capturando o efeito das conversas à mesa nas reflexões de vida daqueles personagens. Ao inscrever a proposta no edital, o projeto ganhou corpo para se tornar um longa, agora ambientado no contexto de Novo Hamburgo.

A mudança de rumo aconteceu sob uma aliança que uniu três produtoras gaúchas: a Convergência Produtora, de Leonardo Peixoto, a Bactéria Filmes, de Daniela Israel e Pedro de Lima Marques, e a Sala Filmes, de Freddy Paz.

Para compor o novo formato, ao longo do filme, os almoços vão se repetindo e evidenciam a transformação daquela família em simultaneidade ao andamento da própria indústria local, da qual o clã é um dos representantes em Novo Hamburgo, endereço reconhecido pela arte de calçar pés.

Da aprovação do edital até esse início de filmagens, os produtores atravessaram períodos difíceis para a indústria audiovisual no Brasil. Além da pandemia, houve um esvaziamento de políticas culturais, a ponto do edital de Novo Hamburgo ter sido único no país no momento em que foi aprovado, fruto de um esforço do município gaúcho.

A Convergência Produtora, Bactéria Filmes e Sala Filmes assinam ainda a produção de outros projetos em conjunto, entre eles, o curta “De Volta ao Jogo”, no qual Leo Peixoto divide a direção com Freddy Paz, e a série infantil “Quaquarela”, que tem criação e roteiro de Viviane Juguero e direção de Peixoto, que entram em gravação no segundo semestre de 2023.

Os efeitos da indústria audiovisual em Novo Hamburgo projetam ainda impacto positivo no turismo e em todos os segmentos da cadeia que alimenta o setor, da costureira que produz os figurinos aos cozinheiros que alimentam a equipe de um set, passando por eletricistas e figurantes.

Parte desses esforços está também na distribuição de kits de filmagens em escolas públicas da cidade, especialmente na periferia, com câmeras, computadores e gravadores, e de políticas de formação cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.