Clássico moderno de Park Chan-wook, “Oldboy” estreia em cópia remasterizada

Um dos filmes mais amados e discutidos do século XXI, o coreano “Oldboy”, estreia nos cinemas de todo o país no próximo 14 de setembro, celebrando os 20 anos do lançamento original. Dirigido por Park Chan-wook, o longa foi restaurado e remasterizado a partir do negativo original em 35mm, com supervisão do próprio cineasta. O Festival de Cannes de 2004, presidido por Quentin Tarantino, concedeu-lhe o Grande Prêmio do Júri, além de ter sido premiado em Hong Kong, Coreia, Inglaterra, Itália e no português Fantasporto, entre outros.

O filme é protagonizado por Choi Min-sik, no papel de Oh Dae-su, um homem que foi misteriosamente encarcerado por 15 anos. Logo Dae-su descobre que sua mulher foi assassinada, e ele é o principal suspeito. Quando, finalmente, é liberto, ele tem cinco dias para identificar seu raptor, descobrir o que aconteceu de verdade e realizar sua vingança.

Adaptado de um mangá de Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi, Park disse, numa entrevista de 2022 à Entertainment Weekly, que “Oldboy” é seu filme favorito de sua própria filmografia.

Park, cuja carreira começou em 1992, já era um cineasta sul-coreano de certo prestígio, mas pouco conhecido fora de seu país, quando “Oldboy” estourou no mundo todo, depois de Cannes. Desde então, o diretor já fez diversos filmes e séries como “Sede de Sangue”, “Segredos de Sangue”, “Decisão de Partir” e a minissérie “The Little Drummer Girl”, além de conquistar dezenas de prêmios pelo mundo, como o BAFTA, por “A Criada”. Em Cannes, ele ganhou o prêmio de Melhor Diretor por “Decisão de Partir” mais o Prêmio do Júri por “Sede de Sangue”; e o prêmio Alfred Bauer de Contribuição Artística, no Festival de Berlim, por “Eu Sou um Cyborg, e Daí?”.

Seu estilo é marcado por uma beleza estética muito forte, mas também pela violência brutal – especialmente em filmes como “Oldboy”, “Lady Vingança” e “Mister Vingança”, que juntos compõem o que o diretor chama de sua Trilogia da Vingança.

A nova cópia de “Oldboy” já foi lançada na Itália, Hong Kong, Singapura, Portugal, Rússia, Indonésia, Japão, Canadá, Austrália, Romênia, e em breve chegará a países como EUA, Alemanha, França e África do Sul.

O lançamento no Brasil será realizado pela Pandora Filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.