Curta-metragem realizado no Parque Indígena do Xingu é premiado no Japão

O curta-metragem “Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu” recebeu o Prêmio de Honra no Japan Prize, nesta segunda-feira, 20 de novembro. A premiação é realizada desde 1965 pela NHK, emissora de TV pública japonesa, com vistas a escolher os melhores filmes de todo o mundo dedicados à educação e à infância.

O filme conta a história de dois irmãos gêmeos que vivem aventuras em busca da sua mãe que foi engolida por uma sucuri. Baseado na mitologia do Alto Xingu, o curta dirigido por Clarice Cardell mistura cenas gravadas na comunidade do Hiulaya, no Parque do Xingu, e animações 2D.

A diretora do filme, o produtor Léo Hernandes e o animador do filme Ricardo Makoto estão em Tóquio, onde participaram da cerimônia.

“Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu” também recebeu Menção Honrosa na 22ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, realizada em outubro. Luiza Lins, diretora da mostra, também acompanhou a premiação no Japão.

Pela primeira vez, um filme realizado em Brasília concorreu e ganhou o Prêmio de Honra. Desde a criação do Japan Prize, apenas três filmes brasileiros foram premiados, sendo o último em 2011, nesta mesma categoria. “Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu” já foi selecionado para cinco outros festivais pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.