Nova série de Susanna Lira expõe casos de abusos sexuais cometidos por líderes religiosos

Foto: Susanna Lira no set com a psicóloga Maria do Carmo dos Santos

Nos últimos anos, a polícia recebeu mais de 450 denúncias de violações por lideranças religiosas. Deste total, mais de um terço dos casos envolve denúncias sexuais. Padres, pastores, pais de santo, gurus e mestres espirituais se aproveitam das vulnerabilidades para praticar atos de agressão e abuso em diferentes níveis. Este é o tema da nova série de Susanna Lira, “Pecados Revelados”, que vai se debruçar, investigar e refletir sobre essa realidade através de cinco episódios de 30 minutos na primeira temporada, que estreia no dia 6 de novembro, no GNT, após o “Papo de Segunda”.

Na série, vão ser abordados casos emblemáticos com opiniões de promotores, advogados, jornalistas e especialistas como Maria do Carmo dos Santos, psicóloga e diretora do Coame (Movimento Combate ao Abuso no Meio Espiritual). São escândalos como o do médium João de Deus e o de André Lanzoni, o dono da segunda maior pena conhecida por crimes sexuais no meio religioso. Na sentença, em primeira instância, ele foi condenado a 52 anos e seis meses, além de ter de pagar uma indenização no valor de R$ 150.000,00, para cada uma das sete vítimas.

Outro que ganhou as manchetes foi o padre Pedro Leandro, considerado um dos maiores escândalos da história recente da Igreja Católica brasileira. O episódio é conduzido por duas de suas vítimas, Kamilla e Leandro, na época, menores de idade. Eles contam a trama que começou a ser revelada em 2018, quando uma advogada e um produtor audiovisual enviaram, ao Vaticano, um dossiê de 68 páginas a respeito de diversos abusos de menores cometidos pelo pároco.

Também é impactante a terrível história do abuso cometido por Pedro Ícaro de Medeiros, mais conhecido como Ikky, fundador de uma seita, em Fortaleza, chamada Comunidade Afago. Provavelmente, trata-se do mais jovem guru espiritual em atividade no Brasil, à frente de um grupo de quase 200 seguidores, além de um seleto grupo de discípulos.

Dessa forma, “Pecados Revelados” mostra que a busca pela religião e pela espiritualidade – muitas vezes, a única, ou a última, esperança para quem quer encontrar um caminho para a cura de mazelas do corpo e da alma – pode se tornar uma experiência solitária, sombria, perigosa e profundamente devastadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.