Mostra de Cinema Argentino de Mujeres (MCAM) traz sete títulos, entre eles, uma estreia nacional

Para dar visibilidade à luta das mulheres argentinas, a 3ª edição da Mostra de Cinema Argentino de Mujeres (MCAM) será realizada no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), nos dias 29, 30 e 31 de maio. A mostra irá exibir obras que privilegiam o olhar feminino, em filmes realizados por cineastas argentinas, com protagonistas femininas e com abordagem de temas íntimos e pessoais, pertinentes ao universo feminino. As exibições serão em homenagem à Revolução Argentina e ao Dia Internacional das Mulheres pela Paz e pelo Desarmamento.

A programação inclui a exibição de sete filmes, sendo um curta e seis longas-metragens, um deles, estreia nacional e outro com acessibilidade para o público com deficiência visual e auditiva.

No dia da abertura, que será realizada no dia 29 de maio, serão exibidos os filmes “As Aspirantes”, de Gretel Suárez, e “Matria”, da diretora Jimena Chaves. Às 19h, haverá apresentação do filme “A Rebelião das Flores”, com presença da diretora convidada Maria Laura Vasquez. Essa sessão contará com intérprete de libras e tradução consecutiva espanhol/português. Para finalizar esse dia de abertura, haverá um show musical com o Duo argentino-brasileiro “Matecitos”, composto por Lígia Constante e Álvaro Terroba, que também preparam um repertório musical de acordo à curadoria da MCAM.

Na quinta-feira, dia 30 de maio, serão exibidos os filmes “As Aspirantes” (Gretel Suárez); “Os Peixes Também Saltam”, e de Diana Cardini; “Niña Mamá”, de Andrea Testa. Além de roda de conversa, debates e da palestra “A vida continua: uma conversa sobre vida, morte, luto (a) das mulheres”, proferida por Denise Flores, produtora audiovisual e doula da morte.

Na sexta-feira, dia 31 de maio, haverá a exibição do filme “A Noiva do Deserto”, que tem direção de Cecília Atán e Valeria Pivato. Além dos filmes “O Vento que Arrasta” (foto), de Paula Hernández, que terá estreia nacional, e “Rebelião das Flores”, com presença da diretora convidada Maria Laura Vasquez. Em seguida, haverá a palestra “Por corpos, territórios e deslocamentos: contra gestos políticos e espirituais de mulheres argentinas”, proferida pela professora Doutora Roberta Veiga.

Um filme terá legenda descritiva para público surdo e deficiente auditivo, audiodescrição e audiolegendagem para o público cego e deficiente visual. As palestras seguidas de roda de conversa terão intérprete de libras, e serão gravadas para depois serem disponibilizadas no canal do YouTube. Haverá ainda intérprete de libras, tradução consecutiva (espanhol/português).

Pela primeira vez, o catálogo da mostra está disponível gratuitamente, tanto em formato impresso quanto digital. Isso reflete o desejo da produção de expandir a análise do cinema argentino, de autoria feminina, para além das fronteiras tradicionais da sala de exibição.

A 3ª MCAM é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio do Centro Universitário Una, com idealização, correalização e produção da Sem Fronteiras Cultura Audiovisual, correalização da Fundação Clóvis Salgado, produção Onodera Produções, apoio institucional do Consulado da República Argentina em Belo Horizonte, apoio cultural do Programa Gafas Violetas (INCAA) e apoio da La Guapa e do Hotel Royal Design.

A 3ª edição da Mostra de Cinema Argentino de Mujeres (MCAM) possui o Selo de Evento Neutro, certificado pela Eccaplan, apoiando a agricultura regenerativa. Assim, a organização do evento se responsabiliza por compensar as emissões de carbono associadas à realização do projeto.

A programação da mostra está disponível em cinemujeres.com.

 

3ª Mostra de Cinema Argentino de Mujeres (MCAM)
Data: dias 29, 30 e 31 de maio
Horário: A partir das 15h
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte – MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.