Lab Amazônias recebe inscrições para encontros abertos

O Lab Amazônias – As Amazônias Contadas em Primeira Pessoa, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais do Matapi, terá aulas abertas, em formato de palestras, em outubro e novembro, com estudo de casos de três convidados nortistas. As palestras são gratuitas e as inscrições estão abertas no link https://forms.gle/xexBoaUdtwP5xDkL6.

As aulas vão acontecer das 19h às 20h30, através da plataforma Zoom, e abertas para o público geral, além de contar com recursos de acessibilidade, como Libras, audiodescrição e legendas descritivas. O primeiro encontro aberto será com o diretor vencedor do 50º Festival de Gramado, Sérgio de Carvalho, no dia 3 de outubro, como parte do módulo Narrativo.

O cineasta, acostumado a retratar a identidade amazônica e seus povos em suas obras, vai fazer um estudo de caso de “Noites Alienígenas”, seu mais recente longa, com abordagem dos aspectos narrativos e de roteiro do filme, além de aspectos fundamentais da adaptação do livro para o cinema.

No dia 4 de novembro, será a vez do produtor executivo, roteirista e diretor Thiago Briglia fazer seu estudo de caso “Platô Filmes: produzindo cinema na Amazônia”. Ele integra o módulo Captação e Financiamento, e vai apresentar seu olhar de quase 20 anos de experiência do audiovisual amazônico, levando em consideração os projetos em captação, os que produziu e coproduziu, trazendo um aspecto tanto de financiamentos, quanto de fortalecimento do modelo de negócios da produtora.

Para encerrar as aulas abertas, Eva Pereira, roteirista, produtora e diretora, fará uma palestra do módulo Negocial, com o tema “Experiências de mercados e os desdobramentos para a produção de um filme”, no dia 19 de novembro. Sua abordagem trará muito de seus 20 anos de experiência no audiovisual, com grandes incentivos aos inscritos, além do estudo de caso da Cunhã Porã, sua produtora, falando sobre o processo de captação e financiamento do filme “O Barulho da Noite” e das experiências nos eventos de mercado nacionais e internacionais.

Karla Martins, uma das coordenadoras do Matapi e também produtora executiva do filme “Noites Alienígenas”, frisa que a ideia dos encontros abertos é trazer experiências da região Norte na realização e produção de conteúdos audiovisuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.