Longa pernambucano de Mykaela Plotkin estreia no Festival de Biarritz, na França

“Senhoritas” terá sua estreia mundial na seção oficial do Festival de Biarritz, que ocorre entre os dias 21 e 27 de setembro, na cidade de Biarritz, na França. O filme marca a estreia na ficção da diretora e roteirista Mykaela Plotkin.

Rodado em 2022 nas cidades de Recife, Olinda e Cabo de Santo Agostinho, o longa acompanha Lívia, uma arquiteta aposentada de 70 anos, que vive uma rotina regrada cuidando da casa e da neta. A chegada de Luci, uma amiga de juventude com uma personalidade vibrante, abala seu mundo. Conduzida por essa inesperada visita, Lívia resgata sua vitalidade e confronta desejos adormecidos, embarcando em uma jornada de autodescoberta que desafiará as normas familiares e suas próprias limitações.

Trazendo uma narrativa sobre redescoberta e libertação feminina, “Senhoritas” oferece uma abordagem inovadora do envelhecimento, abordando com ousadia temas ainda considerados tabus, como a sexualidade entre adultos maduros. A obra provoca reflexões cada vez mais atuais sobre a forma como vivemos e percebemos o envelhecimento, questionando estigmas sociais e normas culturais.

“Senhoritas” é uma produção da Vilarejo Filmes, com produção de Kika Latache e Livia de Melo, em coprodução com a Home Films (México). O elenco é liderado por Analu Prestes, que, após uma carreira dedicada ao teatro, especialmente no icônico Teatro Oficina, faz sua primeira atuação protagonística no cinema. Ao seu lado, a jovem atriz Valentina Clause, de apenas 4 anos, faz sua estreia nas telas. O filme também conta com as participações especiais de Tânia Alves, Genézio Barros e Clarissa Pinheiro.

Com uma estética cuidadosamente trabalhada, o filme se destaca pela colaboração de uma equipe de renome. A direção de fotografia de Cris Lyra propõe uma revisão das ideias preconcebidas de velhice, enquanto a direção de arte de Ana Mara Abreu enriquece a construção do mundo emocional da protagonista. A montagem, assinada por Eduardo Serrano e Bia Baggio, e a trilha sonora original composta por Daniel Simitan, adicionam profundidade e camadas à narrativa, contribuindo para uma experiência cinematográfica envolvente. Um destaque especial vai para a voz de Flaira Ferro, que interpreta uma versão única de “Fullgás”, trazendo uma dimensão musical emocionante que se conecta intimamente com o espírito de vitalidade do filme.

O filme conta com o patrocínio da Ancine, FSA, BRDE e Johnnie Walker, incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, e foi contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo Pernambuco com apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. Após sua seleção para o Biarritz, o longa recebeu o apoio do programa de internacionalização Brasil no Mundo, do Projeto Paradiso, possibilitando a presença da diretora no festival.

One thought on “Longa pernambucano de Mykaela Plotkin estreia no Festival de Biarritz, na França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.