Festival Visões Periféricas tem inscrições abertas
O Festival Visões Periféricas é um projeto singular que amplia, por meio da exibição de filmes e laboratório de desenvolvimento de projetos, o espectro de visões sobre espaços periféricos brasileiros, a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano. Anualmente, o Visões Periféricas assume a missão de exibir um painel de filmes representativos das múltiplas periferias brasileiras, revelar uma geração de jovens realizadores que representem essa diversidade, desenvolver projetos de audiovisual orientados ao mercado e promover debates que estimulem uma reflexão a respeito da relação entre audiovisual, educação, mercado e diversidade. O conceito de periferia no festival é abrangente e inclui desde filmes de realizadores de comunidades quilombolas, aldeias indígenas, favelas, negros, transgênero e mulheres.
As inscrições para a 18ª edição do Festival Visões Periféricas estão abertas até o dia 10 de novembro. O regulamento e inscrições estão disponíveis no site https://visoesperifericas.com.br/admin/login. Em 2025, o festival acontece entre os dias 12 e 18 de março.
O tema e conceito do Festival Visões Periféricas estão refletidos em seu próprio nome. Todos os anos, a programação do Visões procura espelhar a potência estética e a diversidade presentes nas periferias brasileiras, a partir do olhar de realizadores que vivem o dia a dia desses territórios geográficos, sociais e existenciais. Essas qualidades são trabalhadas, tanto na curadoria das mostras de filmes, quanto nas atividades paralelas, destacando-se o Visões Lab, um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais.
O Visões Periféricas foi o primeiro festival no Brasil a se dedicar exclusivamente a esse recorte de curadoria que foi se desenvolvendo ao longo de 18 anos em quatro eixos que atualmente constituem, cada um, as principais mostras competitivas que compõem o festival.
As mostras competitivas de filmes de curta, média e longa-metragem com premiação e mostras informativas são formadas por Fronteiras Imaginárias (competitiva), com filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil; Cinema da Gema (competitiva), com filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro; Panorâmica (competitiva), com filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens); e Visorama (competitiva), com filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no ensino básico, médio e/ou projetos do terceiro setor.
Junto com o festival irá acontecer, pelo quarto ano, o Visões Lab, uma plataforma de fortalecimento do setor audiovisual composta por ações de formação, articulação, inovação e desenvolvimento do mercado. O diferencial em relação a outras ações semelhantes é que essa plataforma cria um ambiente com potencial de gerar negócios entre players e projetos de audiovisual comprometidos com a inovação, qualidade, inserção de novos realizadores no mercado e a ampliação de representações sobre as periferias brasileiras no audiovisual brasileiro. As inscrições para o Visões Lab abrem na primeira quinzena de novembro de 2025.