Trinta e sete filmes serão exibidos na mostra “Sonho é subversão: 100 anos de surrealismo no cinema”
A mostra de cinema “Sonho é subversão: 100 anos de surrealismo no cinema” estará disponível na Caixa Cultural Rio de Janeiro de 10 a 22 de dezembro, com toda a programação inteiramente gratuita. Em homenagem aos 100 anos do Manifesto do Surrealismo, publicado em 1924 pelo “pai do Surrealismo”, André Breton, serão exibidos 37 filmes, entre curtas, organizados em quatro programas, médias e longas-metragens. Para mergulhar neste universo, um amplo período da história do cinema será prestigiado: dos anos 1920 até a contemporaneidade.
Com o objetivo de discutir a relevância estética e cultural do movimento, conhecido por romper as fronteiras entre sonho e realidade, inconsciente e racionalidade, serão oferecidas, também, atividades extras: dois debates, um sobre sonho, no dia 14/12, às 15h15; outro sobre loucura, no dia 21/12, às 18h; uma masterclass centrada em exposições surrealistas e no tema do estranhamento, no dia 19/12, às 18h; além de cinco sessões especiais, duas voltadas para o público infanto-juvenil, uma com acessibilidade, outras com música ao vivo e música experimental.
A mostra traz obras aclamadas, como “Um Cão Andaluz” (foto), de Luis Buñuel, “Oito e Meio”, de Federico Fellini, “A Estrada Perdida”, de David Lynch, “A Montanha Sagrada”, de Alejandro Jodorowsky, “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, o clássico da Disney “Fantasia”, entre outros títulos. A lista também inclui “O Retorno à Razão”, curta do artista surrealista Man Ray, produzido um ano antes da publicação do Manifesto. A curadoria é de Aïcha Barat, Ana Gabriela Dickstein e Diogo Cavour, com organização da Lúdica Produções.
Destacam-se na mostra os trabalhos de realizadores clássicos do Surrealismo, como Luis Buñuel, Maya Deren, René Clair, Jean Cocteau, Germaine Dulac e Man Ray; de diretores que dialogam diretamente com o movimento, como Federico Fellini, Alejandro Jodorowsky e David Lynch; e de mestres da animação, como Walt Disney e Jan Švankmajer. O pintor espanhol Salvador Dalí também teve participação no cinema, por meio das parcerias com Buñuel e do trabalho no curta “Destino”, idealizado em conjunto com Walt Disney e lançado postumamente, 58 anos depois, em 2003.
Para representar o cinema brasileiro, serão exibidos “Viagem ao Fim do Mundo”, de Fernando Coni Campos, e “Caixa Preta”, de Saskia e Bernardo Oliveira. Além dos filmes e das atividades extras, será oferecido um catálogo físico, com textos e imagens, para aqueles que conferirem um ou mais filmes da programação.
A sessão de abertura, no dia 10 de dezembro, às 14h30, vai exibir os clássicos ” Um Cão Andaluz” e “A Idade do Ouro”. Os dois filmes são dirigidos por Buñuel, frutos da parceria com Salvador Dalí. Em seguida, às 16h30, será a vez do programa Curtas 4 – Verdades surrealistas e, às 18h, do programa Curtas 2 – Uma viagem, com “Destino”, curta raro e fruto de uma parceria inédita entre Walt Disney e Salvador Dalí, “Dimensions of Dialogue” e “Darkness, Light, Darkness”, ambos do mestre da animação surrealista Jan Švankmajer.
A programação infanto-juvenil traz duas animações: no dia 21, sábado, às 14h30, “O Menino e o Mundo”, filme dirigido pelo brasileiro Alê Abreu e que concorreu ao Oscar de Melhor Animação em 2016, e, no dia 22, domingo, às 14h, “Fantasia”, um clássico da Disney que inovou o gênero.
Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, “O Anjo Exterminador” (1962), de Buñuel, terá duas sessões: uma no dia 11, às 18h05, e outra, com legenda descritiva, no dia 17, terça-feira, às 14h.
Além disso, a mostra vai exibir três curtas-metragens da realizadora estadunidense Maya Deren, cujo trabalho foi fundamental para o cinema experimental. São eles: “Tramas do Entardecer” (1943), “At Land” (1944) e “Ritual in Transfigured Time” (1945). Ela e o artista Joseph Cornell serão temas da mesa de debate sobre poéticas surrealistas no dia 21 de dezembro, às 18h. Outras cineastas consagradas também serão prestigiadas: a checa Věra Chytilová, com “As Pequenas Margaridas” (1966); a francesa Germaine Dulac, com “A Concha e o Clérigo” (1928); e a também estadunidense Mary Ellen Bute, com “Synchromy No. 2” (1935) e “Synchromy No. 4: Escape” (1938).
Mostra Sonho é subversão – 100 anos de surrealismo no cinema
Data: 10 a 22 de dezembro
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão ou atividade programada
Horários da bilheteria: terça a sábado, 13h às 19h, e domingos e feriados, 13h às 17h
Acesso para pessoas com deficiência
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