Série sobre Bernardo Sayão estreia na TV Brasil
A TV Brasil lança o seriado “Bernardo Sayão e a Estrada para Belém”, produção documental inédita, nesta quinta (12), às 23h. Com cinco programas de 26 minutos, o conteúdo independente aborda a trajetória do engenheiro que é considerado um bandeirante moderno. Ele sonhava em construir uma rota por terra para unir o norte ao sul do Brasil e tirar do isolamento secular os estados da região.
A atração inédita revela a história de Bernardo Sayão e seu projeto de fazer a estrada inaugurada em 1960 é hoje nacionalmente conhecida como Rodovia Belém-Brasília. A série combina cenas de arquivo da obra, depoimentos de pesquisadores e animações que ajudam a reconstituir o desafio e a contar a epopeia da construção.
Os episódios traçam um panorama sobre as etapas desse processo que buscava aproximar extremos do território nacional, um sonho antigo que a séculos não se concretizava. O conteúdo audiovisual mostra a imensidão do Cerrado gigantesco e um sertão pouco povoado de baixíssima densidade geográfica.
Com direção e roteiro de Hélio Brito, a série documental “Bernardo Sayão e a Estrada para Belém” foi realizada em 2021 pela HB Videofilmes. A obra exibida pela TV Brasil foi desenvolvida por meio do edital Prodav TVs Públicas. O seriado teve gravações nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará, além de imagens feitas também no Rio de Janeiro e em Brasília.
O seriado traz entrevistas com diversos especialistas como historiadores, jornalistas, engenheiros e advogados. A produção conta, ainda, com depoimentos do filho e do neto do homenageado, Fernando Sayão e Pina Sayão, respectivamente.
O engenheiro carioca Bernardo Sayão foi escolhido pelo presidente Getúlio Vargas para implantar e administrar a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), que deu origem ao município goiano de Ceres. A iniciativa foi uma ponta de lança da chamada “Marcha para Oeste”, no início da década de 1940.
Ousado e com espírito desbravador, Bernardo Sayão decidiu iniciar a abertura de uma estrada na direção da capital paraense, mesmo sem autorização oficial, pouco depois de consolidada a Colônia Agrícola. A ideia era chamar a via de Transbrasiliana.
Para isso, utilizou a estrutura de maquinário da Colônia Agrícola e recorreu a empréstimos bancários pessoais. Bernardo Sayão construiu os primeiros 700 quilômetros, de um total de 2.200. O restante só seria desenvolvido anos mais tarde, no governo do presidente Juscelino Kubitschek, mas sob o comando do próprio idealizador.
Além de engenheiro, Bernardo Sayão foi também vice-governador do estado de Goiás, um importante aliado de Juscelino Kubitschek na construção de Brasília. E entrou para a história como o exemplo de “bandeirante moderno”.
Na edição que marca a estreia da produção, a série destaca a morte precoce do engenheiro Bernardo Sayão em 1959, durante a construção da Rodovia Belém-Brasília. O acidente causou grande comoção popular na época.
O primeiro capítulo também destaca o impacto da obra e da estrada não só em Brasília como nos estados das regiões Centro-Oeste e Norte do país. Ainda resgata a juventude de Sayão no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu em 1901.
No segundo programa, o seriado aborda a Marcha para Oeste (1937-1945), quando Getúlio Vargas confia ao engenheiro a implantação e administração da Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), que posteriormente se transformou na cidade de Ceres.
A terceira parte da série documental mostra como o sucesso da colônia agrícola faz com que o engenheiro se empenhe para construir uma estrada que ligasse o norte ao sul do país. O programa conta como foi a construção dos primeiros 700 quilômetros da via sem autorização oficial e ainda lembra da traumática demissão de Bernardo Sayão do comando da Colônia Agrícola.
O penúltimo programa ressalta o papel de Bernardo Sayão na construção de Brasília, como braço direito do Presidente JK; e aborda também a grande aventura que foi concluir a tão sonhada estrada para Belém, graças à visão de JK que incluiu o percurso para Belém no seu Plano de Metas. Ele não mediu esforços para que a estrada fosse concluída em tempo recorde e nomeou como Rodovia Belém-Brasília.
O último episódio da produção mostra como a via está atualmente. A edição final da série aponta para o progresso que a estrada trouxe, mas indica também os problemas associados à nova rodovia, principalmente os ambientais.
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