Seleção TV Brasil divulga resultados de recursos e calendário da fase de pitching

A chamada pública Seleção TV Brasil divulgou, nesta quinta-feira (15), os resultados dos recursos da fase de avaliação preliminar e o calendário de participação dos proponentes na fase de pitching. As informações estão disponíveis para consulta no endereço selecao.tvbrasil.ebc.com.br. O edital foi lançado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Ministério da Cultura (Minc).

O pitching é uma técnica de avaliação em que os responsáveis pelo projeto apresentam oralmente sua proposta para uma banca de seleção. Esta etapa acontecerá de forma remota – com os participantes online e a banca presencial no Rio de Janeiro –, entre os dias 26 de janeiro a 6 de fevereiro.

O Seleção TV Brasil faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em valor recorde de R$ 110 milhões. Trata-se do maior investimento da história destinado ao campo público, com o objetivo de fomentar a cadeia da economia criativa, através da contratação de, no mínimo, 34 produções independentes de conteúdo audiovisual brasileiro para a grade de programação da TV Brasil e da Rede Nacional de Comunicação Pública, além do campo da comunicação educacional, comunitária e cultural.

O edital determina também que serão selecionadas no mínimo 40% (quarenta por cento) de propostas de obras audiovisuais apresentadas por proponentes sediados nas Regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste e no mínimo 20% (vinte por cento) de propostas apresentadas sediadas na Região Sul ou nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Estes percentuais referem-se ao valor total dos recursos financeiros disponibilizados para a chamada pública, excetuada a linha de produção de novela, e estarão refletidos nos resultados finais da seleção.

As etapas de habilitação e avaliação preliminar da chamada pública Seleção TV Brasil contaram com a mobilização de funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O perfil dos avaliadores é de empregados públicos, analistas de comunicação pública, com experiência de mais de 10 anos na empresa, que atuam na criação e produção dos programas que compõem a grade da TV Brasil. Foram realizadas oficinas de formação para esses analistas, com o objetivo de discutir e alinhar os critérios de avaliação previstos no edital, tornando-a mais justa e equânime.

Durante a etapa de preparação, foram realizadas reuniões com associações representativas do audiovisual, troca de experiências com responsáveis por outros editais do setor, como a Riofilme, além da participação da Ancine ao longo de todo o processo. Ao todo, 22 funcionários foram destacados para a análise documental na etapa de habilitação e 21 fizeram a leitura do material criativo, resultando na avaliação preliminar que selecionou os 102 projetos para a fase de pitching. A etapa de avaliação dos projetos exigiu cerca de três meses de dedicação exclusiva destes funcionários, nas três praças da EBC: Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

O edital Seleção TV Brasil é estruturado em sete linhas temáticas: infantil, infanto-juvenil, natureza e meio ambiente, futebol feminino, sociedade e cultura, produção e finalização de longas-metragens e produção de novela. Cada uma dessas linhas oferece possibilidades específicas de formatos, podendo ser produções unitárias ou produções seriadas com quantidades de episódios e durações variadas.

Veja abaixo o número de projetos classificados para a próxima fase por linha temática:

Linha Infantil – 64 avaliados – 9 classificados
Linha Infanto-Juvenil – 46 avaliados – 12 classificados
Linha Natureza – 273 avaliados – 30 classificados
Linha Futebol Feminino – 47 avaliados – 9 classificados
Linha Sociedade/Cultura – 725 avaliados – 24 classificados
Linha Produção/Finalização Longa – 143 avaliados – 15 classificados
Linha Produção Novela – 7 avaliados – 3 classificados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.