Coletivo de cinema cearense ganha mostra com mais de 30 títulos

A Mostra de Cinema Alumbramento, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 30 de agosto a 11 de setembro, apresenta, entre longas, médias e curtas-metragens, mais de 30 filmes do coletivo cearense Alumbramento, que completa dez anos de trajetória. Às quintas-feiras, além das projeções, o público vai poder participar de encontros com os realizadores e especialistas em audiovisual, para debater sobre os desafios e as conquistas das novas formas de produção.

Entre os destaques da mostra, está a ficção Estrada para Ythaca, produzido em 2010 com direção de Luiz Pretti, Guto Parente, Ricardo Pretti e Pedro Diógenes. O drama conta a história de um grupo de amigos em luto que, após uma noite de bebedeira, decide viajar até a cidade natal do colega que perderam. Estrada para Ythaca participou de mais de 15 festivais nacionais e internacionais e foi eleito o melhor filme na 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, tanto pelo Júri da Crítica como pelo Júri Jovem.

Outro destaque é a produção O Rio nos Pertence (2013). Exibida no 42º Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, na Holanda, a ficção fala sobre as paranoias e os sonhos de Marina, uma carioca que, ao receber um cartão postal misterioso, volta ao Rio de Janeiro depois de dez anos morando fora da cidade. O elenco é formado por Leandra Leal, Mariana Ximenes e Jiddu Pinheiro, com direção e roteiro de Ricardo Pretti.

Na lista de documentários, está Sábado à Noite, de Ivo Lopes. Produzido em 2007, o primeiro longa do coletivo mostra de forma conceitual o cotidiano de uma noite de sábado em Fortaleza (CE), exibindo os diferentes ritmos da cidade que vão desde uma rua escura e silenciosa até os agitos dos bairros mais boêmios. Sábado à Noite foi vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Jovem da 11ª Mostra de Cinema de Tiradentes; Melhor Experimentação: Dispositivo do Cine Esquema Novo 2008 – Festival de Cinema de Porto Alegre; e do Prêmio Caríssima Liberdade da 8ª Mostra do Filme Livre.

A produtora Alumbramento surgiu no ano de 2006, reunindo um grupo de jovens artistas em Fortaleza, que compartilhavam o desejo de produzir arte em diálogo com as mais diversas linguagens, colocando como questão central a produção criativa de imagens no cinema e nas artes visuais.

Com mais de 40 filmes produzidos, entre documentários e ficções de curta, média e longa-metragem, o coletivo realizou mostras no Peru, na Cinemateca Francesa e também em Fortaleza e Belo Horizonte, além de já ter participado de importantes festivais de cinema, como o de Tiradentes e o do Rio de Janeiro.

O Alumbramento é formado pelos cineastas Caroline Louise, Guto Parente, Ivo Lopes Araújo, Pedro Diógenes e os irmãos gêmeos Luiz e Ricardo Pretti.

 

Mostra de Cinema Alumbramento
Data: 30 de agosto a 11 de setembro de 2016 (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Lotação: 80 lugares (mais três para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.