Aquarius

Aquarius abriu o 44º Festival de Cinema de Gramado, no último dia 26, com Sonia Braga sendo homenageada com o Troféu Oscarito. O segundo longa-metragem de ficção de Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor) teve sua estreia mundial na França, como parte da seleção oficial competitiva do Festival de Cannes e ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Sydney e no Transatlantyk Film Festival, na Polônia. O longa também participa do Festival de Karlovy Vary (República Tcheca), Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia, Festival Internacional de Cinema de Melbourne e Festival de Sarajevo, na Bosnia.

No filme, conhecemos a história de Clara (Sonia Braga), uma escritora e jornalista aposentada, moradora do edifício Aquarius, último de estilo antigo na beira-mar do bairro de Boa Viagem, no Recife. Dona de um apartamento repleto de discos e livros, ela precisa lidar com as investidas de uma construtora que pretende demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento. Também estão no elenco Maeve Jinkings (O Som ao Redor), Irandhir Santos (O Som ao Redor), Humberto Carrão, Zoraide Coleto, Carla Ribas (A Casa de Alice), Paula de Renor, Fernando Teixeira (Baixio das Bestas), Barbara Colen, Daniel Porpino, Julia Bernat (Aspirantes), Pedro Queiroz, entre outros.

Aquarius é produzido por Emilie Lesclaux (CinemaScópio Produções), em coprodução com a SBS (França), Videofilmes e Globo Filmes, a partir de investimento do BNDES e incentivo do Funcultura Pernambuco, além do patrocínio da Petrobras para sua distribuição. O filme tem distribuição no mercado brasileiro da Vitrine Filmes.

Leia matéria sobre o filme, publicada na Revista de CINEMA.

Leia crítica do filme de Humberto Pereira da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.