BrLab anuncia os prêmios de sua 7ª edição
O BrLab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais, desenvolvido pela Klaxon Cultura Audiovisual, realizado em parceria com a Spcine, o SESC SP e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, patrocinado pela Oi e com Apoio Cultural da Oi Futuro, divulga os prêmios aos quais concorrerão os 12 projetos selecionados para participar de sua presente edição, trazendo como novidades o Prêmio Desenvolvimento Vitrine Filmes, para investimento no desenvolvimento de um dos seis projetos brasileiros participantes; o Prêmio Assessoria C/as4atro, oferecido pelo coletivo de produtoras executivas C/as4atro; o Prêmio de Assessoria Cesnik, Quintino Salinas Advogados e o Prêmio TorinoFilmLab/TFL Up & Coming. Na cerimônia de premiação do BrLab, no dia 26 de outubro, às 19h30, no Instituto Cervantes da Avenida Paulista, serão entregues os seguintes prêmios:
● Prêmio Desenvolvimento Vitrine Filmes
A Vitrine Filmes, distribuidora parceira do laboratório desde 2012, outorgará, pela primeira vez, um prêmio para um projeto brasileiro. O Prêmio Desenvolvimento Vitrine Filmes será oferecido a um dos 6 projetos brasileiros participantes e consistirá no investimento de R$ 70 mil, vinculado à contemplação da empresa distribuidora pela Chamada Pública do PRODAV 06/2016, de modo que, para concorrer ao Prêmio os responsáveis pelo projeto selecionado deverão estar de acordo e atender ao edital da referida Chamada Pública e seguir todas as orientações para contratação. A execução deverá seguir o regulamento geral do PRODAV e o investimento deverá ser no desenvolvimento do projeto premiado. O anúncio do projeto selecionado para investimento pela Vitrine Filmes será feito durante a cerimônia de premiação do BrLab e a contratação e condições serão estabelecidas diretamente com a outorgante do Prêmio e deverão seguir as normas do Edital.
● Prêmio Aquisição Vitrine Filmes
A Vitrine Filmes reafirma seu compromisso com o cinema latino-americano e ibérico ao apoiar o BrLab pelo sexto ano consecutivo, através da concessão de um prêmio aquisição a um projeto estrangeiro participante das atividades. Em 2016, o projeto vencedor do Prêmio Aquisição Vitrine Filmes foi Teia, de Leonor Noivo.
● Prêmio Aquisição FiGa Films
O Prêmio Aquisição FiGa/Br será concedido a um dos projetos brasileiros participantes do BrLab 2017 com maior potencial para o mercado internacional. Em 2016, o prêmio foi concedido a Vento Seco, de Daniel Nolasco.
● Prêmio Assessoria c/as4atro
A c/as4atro é um coletivo de produtoras executivas que tem em seu perfil diferentes e complementares áreas de atuação na produção audiovisual, consultoria e mentoria de longas metragens, séries de TV, propaganda e marketing. Este ano, em parceria com o BrLab, o coletivo premiará um projeto com 2 horas de consultoria em produção executiva. Do planejamento de produção a questões pontuais de editais ou mesmo dúvidas sobre o setor audiovisual, negociações e parcerias, o objetivo das produtoras executivas é agilizar os processos, destravar etapas e criar juntos uma produção saudável e possível.
● Prêmio Cinéma en Développement
O Cinéma en Développement é um espaço desenhado como um local de encontros entre profissionais da América Latina e da Europa, e não tem o intuito de se caracterizar como mercado. O objetivo da plataforma é que profissionais que desejem descobrir talentos e projetos interajam com produtores e diretores que estejam desenvolvendo algum filme e queiram criar ou fortalecer sua rede de contatos profissionais.
O Cinélatino Rencontres de Toulouse e o BrLab uniram-se, desde 2013, com o objetivo dar continuidade em Toulouse ao trabalho de apoio a diretores e produtores brasileiros cujo projeto tenha sido selecionado conjuntamente. Desde então, os projetos Paterno (2013), A Morte Habita à Noite (2014), O Filho Plantado (2015), Sábado Morto (2016) foram os selecionados a participar do programa.
Esta aliança pretende manter na Europa a dinâmica de formação e de apoio iniciada na América Latina, e com isso permitir que um dos projetos participantes se beneficie de um programa personalizado, com apresentação de seu projeto nos “1-to-1” do Cinéma en Développement, encontros com profissionais relevantes da indústria, estudos de casos, e acesso às projeções do Cinéma en Construction.
O Cinéma en Développement terá lugar no marco da plataforma profissional do Cinélatino 30o Rencontres de Toulouse (17 a 26 de março de 2017). A participação dos profissionais brasileiros vinculados ao projeto selecionado contará também com o apoio da ANCINE – Agência Nacional de Cinema. Em 2016, o prêmio do Cinéma en Développment foi concedido a Sábado Morto, de Leonardo Lacca.
● Prêmio de Mentoria Tribeca Film Institute
O Tribeca Film Institute selecionará dois projetos que contenham um enredo internacional envolvente e oferecerá mentoria via Skype. Através destas sessões de mentoria por Skype, o TFI fornecerá feedback sobre o projeto e sobre o pitch do cineasta, com orientações sobre como expandir o alcance do filme em relação ao mercado dos EUA. O Tribeca Film Institute é a entidade sem fins lucrativos do festival, com atuação ao longo de todo o ano, que apoia contadores de histórias para que estes se tornem catalisadores de mudança em suas comunidades.
● Prêmio TorinoFilmLab/TFL Up & Coming
O TorinoFilmLab lançará uma nova iniciativa em 2017: o TFL Up & Coming. O objetivo desta iniciativa é apoiar produtores emergentes não-europeus no TFL Meeting Event em novembro, oferecendo-lhes um “pacote de boas-vindas” especial e uma melhor visibilidade. Os produtores internacionais selecionados receberão orientação voltada ao fórum de coprodução, e apoio para acompanhar o ritmo de trabalho acelerado do evento. Além disso, os selecionados se beneficiarão de um plano de atividades especial, customizado, no dia 23 de novembro, com o objetivo de conectá-los com parceiros potenciais, ampliando sua rede de contatos e, ao mesmo tempo, valorizando seus conhecimentos e experiências em coproduções, mercados e financiamento europeus.
O TorinoFilmLab criará um programa específico com master classes e estudos de caso para os selecionados, abordando os seguintes assuntos: Como coproduzir com a Europa; Mercados e fóruns europeus de coprodução; e Financiamento e incentivos fiscais europeus – Vendas globais. Todos esses tópicos serão apresentados e examinados em profundidade por profissionais europeus altamente qualificados que participam regularmente dos programas de treinamento do TFL. Após estas primeiras sessões de treinamento, os produtores do TFL Up & Coming se juntarão aos outros convidados no programa TFL Meeting Event, que inclui: pitchings públicos de projetos desenvolvidos pelo TFL, reuniões 1:1 e momentos dedicados ao estabelecimento de contatos entre os participantes.
Para garantir visibilidade máxima aos produtores do TFL Up & Coming, seus perfis serão incorporados ao Catálogo TFL 2017, com uma página dedicada para cada um. Isto proporcionará um grande valor em termos de exposição, ajudando-os a fortalecer suas conexões com o setor.
Este ano, em colaboração com o BrLab, o TorinoFilmLab outorgará como prêmio um convite a um dos produtores selecionados do BrLab para fazer parte do TFL Up & Coming.
● Prêmio de Assessoria Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
CQS Advogados é especializado em consultoria jurídica para planejamento, estruturação e viabilização de modelos de negócio para os mercados de entretenimento, tecnologia e terceiro setor e, desde 1996, contribui para a profissionalização e o crescimento desses mercados no Brasil. Pela primeira vez, o Cesnik, Quintino & Salinas Advogados oferecerá um prêmio de assessoria jurídica por até seis horas a um dos projetos participantes da presente edição do laboratório. O prêmio será outorgado ao mesmo projeto premiado pelo TorinoFilmLab e poderá ser utilizado para assessoria jurídica envolvendo direito brasileiro ou consultoria para estruturação de modelos de negócio.
Pingback: BrLab anuncia os prêmios de sua 7ª edição - Mega Buzz