BrLab anuncia os prêmios de sua 7ª edição

O BrLab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais, desenvolvido pela Klaxon Cultura Audiovisual, realizado em parceria com a Spcine, o SESC SP e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, patrocinado pela Oi e com Apoio Cultural da Oi Futuro, divulga os prêmios aos quais concorrerão os 12 projetos selecionados para participar de sua presente edição, trazendo como novidades o Prêmio Desenvolvimento Vitrine Filmes, para investimento no desenvolvimento de um dos seis projetos brasileiros participantes; o Prêmio Assessoria C/as4atro, oferecido pelo coletivo de produtoras executivas C/as4atro; o Prêmio de Assessoria Cesnik, Quintino Salinas Advogados e o Prêmio TorinoFilmLab/TFL Up & Coming. Na cerimônia de premiação do BrLab, no dia 26 de outubro, às 19h30, no Instituto Cervantes da Avenida Paulista, serão entregues os seguintes prêmios:

● Prêmio Desenvolvimento Vitrine Filmes
A Vitrine Filmes, distribuidora parceira do laboratório desde 2012, outorgará, pela primeira vez, um prêmio para um projeto brasileiro. O Prêmio Desenvolvimento Vitrine Filmes será oferecido a um dos 6 projetos brasileiros participantes e consistirá no investimento de R$ 70 mil, vinculado à contemplação da empresa distribuidora pela Chamada Pública do PRODAV 06/2016, de modo que, para concorrer ao Prêmio os responsáveis pelo projeto selecionado deverão estar de acordo e atender ao edital da referida Chamada Pública e seguir todas as orientações para contratação. A execução deverá seguir o regulamento geral do PRODAV e o investimento deverá ser no desenvolvimento do projeto premiado. O anúncio do projeto selecionado para investimento pela Vitrine Filmes será feito durante a cerimônia de premiação do BrLab e a contratação e condições serão estabelecidas diretamente com a outorgante do Prêmio e deverão seguir as normas do Edital.

● Prêmio Aquisição Vitrine Filmes
A Vitrine Filmes reafirma seu compromisso com o cinema latino-americano e ibérico ao apoiar o BrLab pelo sexto ano consecutivo, através da concessão de um prêmio aquisição a um projeto estrangeiro participante das atividades. Em 2016, o projeto vencedor do Prêmio Aquisição Vitrine Filmes foi Teia, de Leonor Noivo.

● Prêmio Aquisição FiGa Films
O Prêmio Aquisição FiGa/Br será concedido a um dos projetos brasileiros participantes do BrLab 2017 com maior potencial para o mercado internacional. Em 2016, o prêmio foi concedido a Vento Seco, de Daniel Nolasco.

● Prêmio Assessoria c/as4atro
A c/as4atro é um coletivo de produtoras executivas que tem em seu perfil diferentes e complementares áreas de atuação na produção audiovisual, consultoria e mentoria de longas metragens, séries de TV, propaganda e marketing. Este ano, em parceria com o BrLab, o coletivo premiará um projeto com 2 horas de consultoria em produção executiva. Do planejamento de produção a questões pontuais de editais ou mesmo dúvidas sobre o setor audiovisual, negociações e parcerias, o objetivo das produtoras executivas é agilizar os processos, destravar etapas e criar juntos uma produção saudável e possível.

● Prêmio Cinéma en Développement
O Cinéma en Développement é um espaço desenhado como um local de encontros entre profissionais da América Latina e da Europa, e não tem o intuito de se caracterizar como mercado. O objetivo da plataforma é que profissionais que desejem descobrir talentos e projetos interajam com produtores e diretores que estejam desenvolvendo algum filme e queiram criar ou fortalecer sua rede de contatos profissionais.

O Cinélatino Rencontres de Toulouse e o BrLab uniram-se, desde 2013, com o objetivo dar continuidade em Toulouse ao trabalho de apoio a diretores e produtores brasileiros cujo projeto tenha sido selecionado conjuntamente. Desde então, os projetos Paterno (2013), A Morte Habita à Noite (2014), O Filho Plantado (2015), Sábado Morto (2016) foram os selecionados a participar do programa.

Esta aliança pretende manter na Europa a dinâmica de formação e de apoio iniciada na América Latina, e com isso permitir que um dos projetos participantes se beneficie de um programa personalizado, com apresentação de seu projeto nos “1-to-1” do Cinéma en Développement, encontros com profissionais relevantes da indústria, estudos de casos, e acesso às projeções do Cinéma en Construction.

O Cinéma en Développement terá lugar no marco da plataforma profissional do Cinélatino 30o Rencontres de Toulouse (17 a 26 de março de 2017). A participação dos profissionais brasileiros vinculados ao projeto selecionado contará também com o apoio da ANCINE – Agência Nacional de Cinema. Em 2016, o prêmio do Cinéma en Développment foi concedido a Sábado Morto, de Leonardo Lacca.

● Prêmio de Mentoria Tribeca Film Institute
O Tribeca Film Institute selecionará dois projetos que contenham um enredo internacional envolvente e oferecerá mentoria via Skype. Através destas sessões de mentoria por Skype, o TFI fornecerá feedback sobre o projeto e sobre o pitch do cineasta, com orientações sobre como expandir o alcance do filme em relação ao mercado dos EUA. O Tribeca Film Institute é a entidade sem fins lucrativos do festival, com atuação ao longo de todo o ano, que apoia contadores de histórias para que estes se tornem catalisadores de mudança em suas comunidades.

● Prêmio TorinoFilmLab/TFL Up & Coming
O TorinoFilmLab lançará uma nova iniciativa em 2017: o TFL Up & Coming. O objetivo desta iniciativa é apoiar produtores emergentes não-europeus no TFL Meeting Event em novembro, oferecendo-lhes um “pacote de boas-vindas” especial e uma melhor visibilidade. Os produtores internacionais selecionados receberão orientação voltada ao fórum de coprodução, e apoio para acompanhar o ritmo de trabalho acelerado do evento. Além disso, os selecionados se beneficiarão de um plano de atividades especial, customizado, no dia 23 de novembro, com o objetivo de conectá-los com parceiros potenciais, ampliando sua rede de contatos e, ao mesmo tempo, valorizando seus conhecimentos e experiências em coproduções, mercados e financiamento europeus.

O TorinoFilmLab criará um programa específico com master classes e estudos de caso para os selecionados, abordando os seguintes assuntos: Como coproduzir com a Europa; Mercados e fóruns europeus de coprodução; e Financiamento e incentivos fiscais europeus – Vendas globais. Todos esses tópicos serão apresentados e examinados em profundidade por profissionais europeus altamente qualificados que participam regularmente dos programas de treinamento do TFL. Após estas primeiras sessões de treinamento, os produtores do TFL Up & Coming se juntarão aos outros convidados no programa TFL Meeting Event, que inclui: pitchings públicos de projetos desenvolvidos pelo TFL, reuniões 1:1 e momentos dedicados ao estabelecimento de contatos entre os participantes.

Para garantir visibilidade máxima aos produtores do TFL Up & Coming, seus perfis serão incorporados ao Catálogo TFL 2017, com uma página dedicada para cada um. Isto proporcionará um grande valor em termos de exposição, ajudando-os a fortalecer suas conexões com o setor.

Este ano, em colaboração com o BrLab, o TorinoFilmLab outorgará como prêmio um convite a um dos produtores selecionados do BrLab para fazer parte do TFL Up & Coming.

● Prêmio de Assessoria Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
CQS Advogados é especializado em consultoria jurídica para planejamento, estruturação e viabilização de modelos de negócio para os mercados de entretenimento, tecnologia e terceiro setor e, desde 1996, contribui para a profissionalização e o crescimento desses mercados no Brasil. Pela primeira vez, o Cesnik, Quintino & Salinas Advogados oferecerá um prêmio de assessoria jurídica por até seis horas a um dos projetos participantes da presente edição do laboratório. O prêmio será outorgado ao mesmo projeto premiado pelo TorinoFilmLab e poderá ser utilizado para assessoria jurídica envolvendo direito brasileiro ou consultoria para estruturação de modelos de negócio.

One thought on “BrLab anuncia os prêmios de sua 7ª edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.