Onde a Moeda Cai em Pé
Conquistas como os Mundiais (1992, 1993 e 2005) e os seis títulos do Campeonato Brasileiro (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008) são relembrados durante os 98 minutos do documentário “Onde a Moeda Cai em Pé: a História do São Paulo Futebol Clube”, de Alexandre Boechat, André Plihal e Pedro Jorge.
Com depoimentos de historiadores, jornalistas, torcedores e ex-jogadores, o longa remonta os 88 anos de história do clube, passando pelos principais títulos, a construção do estádio Cícero Pompeu de Toledo – mais conhecido como Morumbi –, e também os anos de dificuldade sem troféus que o time atravessou.
O título do documentário faz alusão a uma história de 1943, que diz que o título paulista precisava apenas de uma moeda para ser decidido. Dependendo do lado que caísse, o campeão seria a Sociedade Esportiva Palmeiras ou o Sport Club Corinthians Paulista e que o São Paulo Futebol Clube só seria campeão quando a moeda caísse em pé. Porém, o time ganhou a final do Campeonato Paulista daquele ano e a lenda tornou-se parte do clube.
Ídolos de outros esportes também são exaltados. No boxe, o ex-pugilista Eder Jofre conta sua relação com o São Paulo Futebol Clube, e também são relembradas as conquistas no salto triplo com o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva.
O filme mostra para o espectador a sensação do que é ser são-paulino, seja pela visão dos torcedores, que se dedicam ao clube, dos jogadores, que viram a história acontecer de dentro do campo ou de especialistas e jornalistas, que analisam a história através dos números e dados.
Estão presentes no documentário importantes nomes de todas as gerações da história são-paulina, como os campeões mundiais Zetti, Raí, Cafu e Rogério Ceni, o tricampeão brasileiro como técnico Muricy Ramalho, os campeões brasileiros Waldir e Careca e o maior artilheiro da equipe, Serginho Chulapa.
“Onde a Moeda Cai em Pé: a História do São Paulo Futebol Clube” é uma produção da Canal Azul com coprodução da ESPN e distribuição da Elo Company. O filme estreia dia 8 de novembro, em 20 salas de 19 cidades do país, pelo Projeta às 7, parceria da Cinemark com a Elo Company que abre uma nova janela para o cinema nacional. O documentário será exibido pelos canais ESPN e plataforma digital WatchESPN a partir do mês de dezembro.