Moacir – O Santista que Conquistou os Argentinos

Realidade e imaginação se misturam no documentário “Moacir – O Santista que Conquistou os Argentinos”, de Tomás Lipgot.  O filme conta a história do cantor e compositor brasileiro Moacir dos Santos, que desfruta de sua liberdade depois de ter vivido durante anos no hospital psiquiátrico Borda, em Buenos Aires.

Não fosse a vocação para a música, sua vida teria passado em branco. Autor de inúmeros sambas, tangos, marchas de carnaval e boleros, Moacir deixa Santos, sua terra natal, e migra para Buenos Aires, em 1982, perseguindo seu sonho: triunfar como cantor na terra de Carlos Gardel. Mas termina no Hospital Borda, diagnosticado com esquizofrenia paranóica.

Exemplo de força, Moacir irá atrás do sonho de filmar seu próprio filme. Assim, da mão do diretor argentino Tomás Lipgot, o cinema inunda a tela, na qual Moacir será quem ele é, representando suas fantasias e seus medos, sem julgamentos, em um ato de cura audiovisual.

Com estreia confirmada para 8 de novembro, em todo o Brasil, o filme foi exibido em diversos festivais ao redor da América do Sul, como BAFICI (Argentina), Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2017, e In-Edit Brasil, em 2018.

O documentário é uma coprodução entre a brasileira Miração Filmes e a produtora argentina Duermevela, com apoio do Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA), Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.