Encontros IC Play recebe técnicos de restauração do MIS Ceará e exibe filme raro recuperado do folclorista Oswald Barroso

Foto: “Reis do Cariri”, de Oswald Barroso e Carlos Lázaro © Maurício Albano

No dia 24 de setembro, às 19h, acontece uma nova edição do Encontros IC Play, evento mensal voltado à discussão do audiovisual brasileiro a partir de pontos de vista diversos. Dessa vez, a sede do Itaú Cultural recebe dois técnicos especializados em preservação, conservação e digitalização de acervos do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE). Gabriela Dantas e David Felício apresentarão dois estudos de caso de restauro e digitalização produzidos pelo laboratório do museu.

Na Sala Vermelha, os técnicos vão falar sobre o processo de recuperação dos filmes “Jangada de Ir e Vir” (1977), de Marcus Vale, e “Reis do Cariri” (foto, 1978), de Oswald Barroso e Carlos Lázaro, curtas-metragens cearenses filmados em super 8. A conversa será seguida pela exibição na íntegra de “Reis do Cariri”, que, no século XXI, foi projetado apenas em uma sessão especial no Encontro Mestres do Mundo, realizado no Centro Cultural do Cariri.

Rodado nas cidades cearenses de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, “Reis do Cariri” é um dos primeiros registros sonoros de espetáculos e entrevistas com mestres e brincantes da região. É um dos projetos do pesquisador, folclorista, poeta e teatrólogo cearense Oswald Barroso, importante nome da cultura popular do estado, morto em março deste ano, aos 76 anos. No curta-metragem, Barroso se une a Carlos Lázaro, que assina a fotografia, para retratar os festejos tradicionais da região, como os Reis de Bailes e os Reis de Congo.

“Jangada de Ir e Vir” é um dos principais filmes de Marcus Vale, cientista e integrante da Seara da Ciência, órgão de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Ele começou a realizar filmes devido à origem da família, que fundou uma das mais antigas empresas de fotografia da capital cearense. No filme, gravado na cidade de Aquiraz, no Ceará, o diretor retrata a vida dos jangadeiros que se arriscavam no mar para pescar e buscar sua sobrevivência.

Essas restaurações foram algumas das mais de 19 mil ações de salvaguarda, que incluem também digitalização, catalogação de materiais e outras medidas, realizadas pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará apenas entre março e agosto deste ano. Isso só foi possível devido à chegada de equipamentos de alta tecnologia, adquiridos durante a ampliação do museu, finalizada em 2022. Fundado em 1980, o MIS Ceará possui, hoje, mais de 150 mil itens em seu acervo, entre filmes, fotografias e documentos impressos, os quais estão sendo gradualmente catalogados e digitalizados.

Como consequência da relevância dessa iniciativa, essa é a segunda vez que técnicos do museu são chamados para apresentar o processo de restauração feito no laboratório — eles estiveram na 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, em junho deste ano.

Essa é a segunda programação feita em parceria com o MIS Ceará. Em agosto, o centro cultural localizado em Fortaleza recebeu a primeira edição do Encontros IC Play fora de São Paulo. Nomeado Encontrinhos IC Play, o evento exibiu curtas-metragens para crianças gratuitamente na praça do museu.

Como todas as atividades do Itaú Cultural, o Encontros IC Play é gratuito. Os ingressos podem ser retirados no site do IC (www.itaucultural.org.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.