Cineasta português Miguel Gomes vem ao Brasil para ministrar oficina

Entre os dias 13 e 17 de abril, em Curitiba, o ciclo Ficção Viva II, dedicado à discussão do roteiro cinematográfico e com foco em realizadores ibero-americanos, traz o português Miguel Gomes que ministrará um workshop de roteiro e participará de bate-papo sobre seu terceiro longa-metragem, Tabu, que será exibido na capital paranaense antes de estrar no circuito comercial brasileiro.

Miguel Gomes nasceu em Lisboa em 1972, estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema e atuou como crítico na imprensa portuguesa. Premiado por diversos curtas-metragens, realizou em 2004 seu primeiro longa, A Cara que Mereces, mas o sucesso veio com o longa seguinte, Aquele Querido Mês de Agosto, que estreou em 2008 na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Tabu, seu filme mais recente, venceu o prêmio Alfred Bauer e o FIPRESCI no Festival de Berlim, em 2012, e teve seus direitos para exibição comercial vendidos em mais de 40 países. O longa foi apontado como um dos mais importantes do ano passado pelo jornal francês Le Monde e pelas revistas Cahiers du Cinéma, New Yorker e Sight & Sound.

Miguel Gomes é professor convidado do Studio National des Arts Contemporains Le Fresnoy, na França, para o ano letivo de 2012/2013. Recentemente, foram realizadas mostras retrospectivas de sua obra em Viena, Berlim, São Paulo, Turim e Nova York. Este ano, o diretor presidirá o júri da Semana da Crítica no 66º Festival de Cannes.

O workshop com Miguel Gomes terá quatro dias de duração e contará com a presença de seus corroteiristas, Mariana Ricardo e Telmo Churro. Cada participante irá escrever um pequeno filme seguindo o método utilizado na escrita do novo longa de Gomes, As Mil e Uma Noites, que cruza ficção e realidade. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até o dia 5 de abril através do site www.ficcaoviva.com.

Além da oficina, no dia 13 de abril, às 20h, o trio luso participa de um debate após a exibição de Tabu no auditório do Museu Oscar Niemeyer. A atividade é aberta ao público e tem distribuição de ingressos gratuitos uma hora antes da sessão.

Mais informações pelo email inscricoes@ficcaoviva.com ou pelo telefone (41) 3324-3377.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.