6º Prêmio Abraccine divulga os vencedores

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Abraccine, anunciou nesta segunda-feira (16/01) os ganhadores de seu sexto prêmio anual, relativo aos Melhores Filmes de 2016.

Na categoria Longa-Metragem, concorreram todos os filmes lançados em circuito comercial no Brasil, tanto brasileiros como estrangeiros, entre 17 de dezembro de 2015 e 29 de dezembro de 2016, totalizando mais de 400 produções.

Na categoria Curta-Metragem, concorreram somente filmes brasileiros exibidos durante o ano de 2016 em mostras, festivais e demais eventos cinematográficos.

Os vencedores do Prêmio Abraccine 2016 foram:

MELHOR LONGA METRAGEM BRASILEIRO:

“Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho

MELHOR LONGA METRAGEM ESTRANGEIRO:

“Elle”, de Paul Verhoeven

MELHOR CURTA METRAGEM:

“Estado Itinerante”, de Ana Carolina Soares

Diferente da maioria das premiações cinematográficas, o Prêmio Abraccine não é apenas uma enquete numérica entre os votantes, mas sim o resultado de um rigoroso processo seletivo realizado a partir de uma intensa discussão e troca de ideias, via internet, de seus associados em todo o Brasil.

Fundada em julho de 2011, a Abraccine tem hoje cerca de uma centena de associados em praticamente todos os Estados brasileiros. Sua missão é promover formas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre o Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.