“O Tempo e o Vento” chega à metade das filmagens

A produção de “O Tempo e o Vento” deu início no dia 30 de abril à sexta semana de filmagens, na cidade cenográfica de Santa Fé, construída dentro do Parque do Gaúcho, a 4 km do centro de Bagé (RS). Desde o dia 4 de abril, equipe e elenco do segundo longa do diretor Jayme Monjardim, produzido por Nexus Cinema e Vídeo (“Olga” e “Budapeste”), com coprodução de Globo Filmes e Panda Filmes e distribuição de Downtown Filmes, estão na cidade gaúcha. Estão previstas 12 semanas de filmagens mais duas semanas de stock shots.

Na semana que passou, Suzana Pires filmou suas cenas como Ana Terra mais velha, dando sequência ao trabalho de Cleo Pires. Como conta a história, Ana Terra se tornou parteira em Santa Fé. Dois partos foram filmados, um, realizado por Cleo Pires, o outro, da pequena Bibiana, por Suzana. Emocionadas, as atrizes ainda filmaram a cena da passagem de tempo de Ana jovem para Ana mais velha. Suzana Pires encerrou sua participação no longa na quinta-feira passada. Cleo Pires também encerrou suas filmagens, sendo que uma das últimas cenas foi a cena de amor com Pedro Missioneiro (Martin Rodriguez) na sanga. Esta cena foi filmada na região de Herval, em um local conhecido como cachoeira da Biboca.

No último sábado, Leonardo Machado (Marciano Bezerra) e José de Abreu (Ricardo Amaral) estiveram em Bagé para filmar cenas de guerra, ao lado de Rafael Tombini (Pedro Terra). A equipe de efeitos especiais preparou tiros de canhões e muita fumaça para a cena filmada no campo que fica logo atrás de Santa Fé.

De volta ao Sul, Thiago Lacerda passou a filmar as cenas de Capitão Rodrigo quando vivo – já que as cenas feitas em Pelotas representavam uma alucinação de Bibiana (Fernanda Montenegro), à beira da morte. Foram feitas as cenas da chegada do capitão na cidade e a clássica entrada dele na venda de Nicolau (Luís Franke), quando conhece Juvenal Terra (Cris Pereira), irmão de Bibiana (Marjorie Estiano). Thiago também filmou outras sequências, como aquela em que leva Paula (Fernanda Carvalho), esposa de Nicolau, para a cama, ou aquela em que ele se encontra com a índia jovem (Iarê Costa). Esta última cena foi filmada na região de Pinheiro Machado. Thiago ainda filmou, na Estância da Lagoa, no município de Aceguá, a cena em que reúne cavaleiros para a guerra. Cerca de 150 homens participaram das filmagens, que resultaram em belas imagens do pampa gaúcho.

No dia 30 de abril, começou a ser filmada a cena da festa de casamento em que Capitão Rodrigo diz a Padre Lara (Zé Adão Barbosa) que vai tirar Bibiana para dançar. A moça está acompanhada do inimigo de Rodrigo, Bento Amaral (Leonardo Medeiros), e a disputa culmina com um duelo entre os dois. O departamento de arte, a cargo da diretora Tiza Oliveira, preparou a praça central de Santa Fé para a festa, com decoração rústica de plantas secas, mesas, churrasco assado na vala (no chão) e comidas típicas. Músicos gaúchos, liderados pela cantora Shana Müller, participaram da filmagem da cena, tocando músicas típicas da época. Dez pares de bailarinos de danças gaúchas também participaram da cena, além de figurantes e elenco.

As filmagens em Bagé devem se estender até o final do mês de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.