“O Agente Secreto” será o filme de abertura do 58° Festival de Brasília
O premiado “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, será o filme de abertura do 58° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que comemora 60 anos de existência em 2025, que será realizado entre os dias 12 e 20 de setembro, na capital brasileira. A exibição faz parte da programação de sessões especiais que antecedem o lançamento do filme no circuito comercial, no dia 6 de novembro. A sessão contará com a presença do diretor, da produtora Emilie Lesclaux, da distribuidora Silvia Cruz, e de parte do elenco.
A participação de “O Agente Secreto” no Festival de Brasília é especialmente significativa para Kleber Mendonça Filho, que além de ter passado pelo evento como crítico, fez também sua estreia como diretor, com o curta-metragem “Vinil Verde” (2004). Em 2006, o cineasta levou o curta “Noite de Sexta, Manhã de Sábado” para o festival, e, em 2012, “O Som ao Redor” integrou sua programação fora de competição.
Antes de desembarcar em Brasília, o filme ganha também suas primeiras sessões públicas no Brasil, no dia 10 de setembro, no Cinema São Luiz – fundado em 1952, e parte da locação do longa – e no centenário Cinema do Parque (fundado em 1919). A pré-venda de ingressos se inicia hoje, 4 de agosto.
Na última semana, a Neon, distribuidora responsável pelo lançamento de “O Agente Secreto” nos Estados Unidos, divulgou que o longa inicia sua carreira no circuito norte-americano no dia 26 de novembro, quando chega aos cinemas de Nova York. No dia 5 de dezembro, entra em cartaz também em salas de Los Angeles, e, posteriormente, amplia seu alcance para todo o território dos EUA.
O filme tem estreia confirmada em 94 países das Américas do Norte e Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente. Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia.
Em sua trajetória internacional, “O Agente Secreto” foi recentemente anunciado como parte da seção Special Presentations, do Festival de Toronto, onde faz sua première canadense em setembro. Anteriormente, o longa esgotou todas as sessões de pré-estreia em Portugal, após passar também pelo Festival de Cinema New Horizons, em Wroclaw, na Polônia, Festival de Cinema de Sydney, na Austrália, e pelos festivais franceses Cinéma Paradiso Louvre – onde foi exibido gratuitamente e ao ar livre nos jardins do Museu do Louvre – e Cannes, onde fez sua estreia mundial e garantiu os prêmios de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho; Melhor Ator, para Wagner Moura; Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai).
