Lumen Indústria promove debates e oficinas no CCBB RJ
O Lumen Festival de Cinema Independente do Rio de Janeiro segue com sessões, encontros e debates com realizadores, desde o dia 8 de novembro. Em sua primeira edição, o festival confirma o interesse do público por um cinema autoral e livre, abrindo espaço também para a formação e a reflexão sobre os processos criativos e produtivos do audiovisual.
Nesta quinta-feira, 14 de novembro, o Lumen Indústria ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) com uma programação voltada a profissionais e estudantes de cinema, reunindo mesas de discussão, oficina e masterclass.
Segundo Pedro Gonçalves Ribeiro, coordenador do Indústria, a ideia é fazer com que cineastas, estudantes, profissionais e curiosos partilhem práticas e lógicas de trabalho.
Entre os destaques do Lumen Indústria está a Mesa Redonda: A Arte do Erro – Cinema Independente do Fomento à Distribuição, que acontece a partir das 11h30, no Auditório III do CCBB. O encontro será mediado por Gonçalves Ribeiro e contará com a presença de Alice Godoy, Priscila Miranda e Marcela Borela, que trarão suas experiências como exibidoras, distribuidoras, realizadoras e programadoras de festival. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário on-line.
No período da tarde, acontece a Oficina Compor com Imagens (14h às 17h, Auditório III – CCBB RJ), que está com vagas esgotadas. O laboratório propõe uma imersão prática para quem deseja desenvolver um projeto de filme, valorizando o gesto artesanal de criação e a experimentação como método.
Encerrando o dia, o público poderá acompanhar uma masterclass com Adirley Queirós, das 17h30 às 19h, também no Auditório III. O diretor de “Branco Sai, Preto Fica” e “Mato Seco em Chamas” compartilha sua trajetória e seus processos de trabalho dentro do cinema independente brasileiro. As inscrições estão abertas neste link.
Com atividades gratuitas e foco na troca entre profissionais, o Lumen Indústria reforça a proposta do festival de ser também um espaço de encontro e reflexão sobre o fazer cinematográfico.
O Lumen Festival de Cinema Independente segue com exibições de filmes até o dia 15 de novembro, ocupando o CCBB RJ, a Cinemateca do MAM, o Estação NET Rio e o CineTeatro Gomeia Galpão Criativo, em Duque de Caxias. A cerimônia de encerramento acontece no dia 15, às 20h30, no Estação NET Rio, com a premiação e a exibição de “Instruções para o Barco”, de Vinicius Dratovsky, e “Apenas Coisas Boas” (foto), de Daniel Nolasco.
A programação completa está disponível no site do evento.

Pingback: news-1762969446705-29709 – News Conect Inteligencia Digital