Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo divulga filmes selecionados

O 23º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum divulgou hoje sua lista de filmes selecionados, a partir do processo de inscrições que teve início em janeiro deste ano. Foram inscritos mais de 3.200 filmes, de todos os continentes.

Os filmes compõem a Mostra Internacional, Mostra Latino-americana, Mostra Brasil, Panorama Paulista e Cinema em Curso – que formam a programação que concorre a prêmios oferecidos por parceiros do Festival – e também programas especiais temáticos, como o já tradicional Dark Side, dedicado aos fãs de terror; e a Mostra Infanto-juvenil, este ano com dois programas para crianças e dois para jovens.

Entre os destaques da programação internacional está o filme “Sessiz/Be Deng”, de L. Rezan Yesilbas, da Turquia, que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2012. Na programação latino-americana, pela primeira vez um filme de Trinidad & Tobago, “Vira-lata”, de Christopher Guiness.

O curta “O Duplo”, de Juliana Rojas, que participou da Semana da Crítica em Cannes e ganhou menção honrosa, está na Mostra Brasil e também na sessão especial programada pela equipe da Semana da Crítica, uma parceria que acontece há mais de dez anos.

Também foram selecionados filmes para dois programas especiais inéditos: “Por uns minutos a mais” e “Homofobia – Os outros também somos nós”. Como acontece anualmente, os coordenadores das mostras principais estão sempre atentos às discussões que os filmes podem proporcionar. Este ano, três filmes chamaram a atenção da equipe internacional. São filmes mais longos do que prevê o regulamento, mas que fizeram muito sucesso onde foram exibidos, nos festivais de Locarno, Roterdã e Cannes. Os três filmes falam da relação com o outro e do direito de exercê-la. Humanidade é a palavra que liga esses três filmes, o que compensa alguns minutos extras na duração dos filmes.

Outro tema suscitado pelos curtas inscritos foi uma discussão sobre a homofobia e a violência contra gays, que gerou o programa Homofobia – Os outros também somos nós, e que é composto por seis curtas-metragens. O Festival de Curtas sempre levantou a bandeira do combate a todo tipo de discriminação e reforça sua posição com a seleção desses filmes.

As listas com os filmes selecionados pode ser conferida no site www.kinoforum.org/curtas/2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.