Produtoras contabilizam bons resultados no MIPCOM 2012
O estande do Brazilian TV Producers, programa de exportação de conteúdo nacional da ABPITV, que pela nona vez participou do MIPCOM, contou com uma delegação brasileira composta por 32 empresas e 44 profissionais no evento. Do evento, resultaram encontros produtivos para algumas produtoras.
A Cinevideo Produções, através de Monica Monteiro, CEO da empresa, fechou com a GNT a quarta temporada de “Chegadas e Partidas”. Apresentado por Astrid Fontenelle, o programa traz histórias de pessoas comuns que circulam pelos saguões dos aeroportos, esperando ou se despedindo de alguém. Trata-se de uma versão da série Hello Goodbye, sucesso na Holanda há mais de 10 anos e reproduzida em 14 países.
Com apenas três meses de existência, a Boutique Filmes, de Tiago Mello, esteve em negociação com canais brasileiros para a exibição de “Bia Explica”, série que se propõe a abrir espaço na TV para as questões adolescentes.
A Boutique também já tem um acordo fechado com a Lightstar para a produção de 26 a 52 episódios de outra série – “Gabi e seus Vizinhos”, além de estar produzindo a nova série de Dráuzio Varella para o Fantástico. Um dos criadores de “Julie & os Fantasmas”, Tiago Mello comemorou a indicação da série como um dos finalistas da primeira edição do International Emmy Kids Awards 2012, na categoria Kids Series.
A Cinema Animadores também saiu do MIPCOM com notícias positivas. A diretora executiva da produtora, Silvia Prado, confirmou a estreia da série “Mulheres de Peito”, na GNT, projeto que durante cinco anos acompanhou a evolução de mulheres que tiveram câncer de mama. Será no próximo domingo, dia 14. Para completar, a rede de lojas Marisa enviou uma carta de intenções manifestando interesse em patrocinar a peça de teatro que integra a nova etapa do projeto e deve ser dirigida por Jairo Mattos.
O projeto nasceu quando quatro profissionais de comunicação formaram o grupo Mulheres de Peito, inspiradas pelo livro “Tragédias e Comédias de um Câncer”, de Mirela Janotti. A ideia era levar mensagens de superação àquelas mulheres que vivenciam esta terrível doença, dando origem a um documentário. Em 2011, o grupo Mulheres de Peito estabeleceu parceria com o GBECAM, que passou a fornecer ou validar as informações médico-científicas apresentadas no projeto. Parte da renda apurada pelo projeto é revertida para a realização de estudos clínicos que a instituição desenvolve.
Em sua primeira participação no MIPCOM, a Visom Digital contabiliza resultados importantes. O sócio-gerente e produtor da empresa, Carlos de Andrade, esteve reunido com representantes da EuroArts para negociar a distribuição da obra integral dos quartetos de cordas de Heitor Villa-Lobos, produzida pela gravadora carioca. De origem alemã, a EuroArts Music International é uma das principais empresas de distribuição de música clássica para televisão do mundo.
As 17 obras do gênio Villa-Lobos foram gravadas com excelência técnica e artística pelo Quarteto Radamés Gnattali, reconhecido em 2009 como o melhor conjunto de câmara do Brasil pelo prêmio Carlos Gomes. A Visom já vendeu 20 horas de programação para a TV Brasil, além de estar finalizando 14 programas de 26 minutos cada para a TV Escola. A previsão de exibição no Brasil em ambos canais é 2013.