Notícias Últimas Notícias — 14 agosto 2015

A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) acaba de criar o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB). O anúncio, feito pelo presidente da Associação, Marco Altberg, aconteceu nesta quinta-feira, 13 de agosto, durante o primeiro dia do Mediamorfosis, iniciativa do Brazilian TV Producers, programa de exportação da associação em parceria com a Apex-Brasil. Originalmente criado na Argentina, o evento brasileiro foi idealizado pelo ICAB e visa debater o impacto das novas tecnologias no modo de produzir e consumir conteúdo e as transformações da mídia.

Configurado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), título de reconhecimento por atuar em campo notoriamente público, desde a sua concepção, o ICAB já vem articulando várias ações em prol do setor. Uma de suas primeiras iniciativas será o lançamento de uma extensa pesquisa sobre a história da produção independente no Brasil, coordenada pelo jornalista e diretor Gabriel Priolli. A ideia é produzir um amplo relatório sobre o histórico do setor e, para isso, ele trabalha com o apoio das jornalistas e pesquisadoras Angélica Moura e Marcia Maresti, que estão vasculhando bibliotecas, bancos de imagem, arquivos de jornais e acervos particulares, em busca de informações sobre todas as formas de produção de imagem eletrônica desenvolvidas no Brasil, fora das emissoras de TV. Um material inédito com previsão de lançamento para 2016.

Relacionados

Compartilhe

(0) Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>