O Animal Cordial

O Animal Cordial, de Gabriela Amaral Almeida, que assina roteiro e direção, é uma fábula violenta sobre desejo na sociedade brasileira. É o primeiro slasher movie (subgêneros do terror, caracterizados, dentre outras marcas, pelo uso de violência gráfica extrema) dirigido por uma mulher no Brasil. O longa deu a Murilo Benício o prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de Cinema do Rio, em 2017, e os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Diretora para Luciana Paes e Gabriela Amaral Almeida no FantasPoa 2018.

A história se passa em uma única noite, em um restaurante de classe média alta em São Paulo, que é invadido, no fim do expediente, por dois ladrões armados. O dono do estabelecimento, o cozinheiro, uma garçonete e três clientes são rendidos e precisam lidar com a situação. O local torna-se palco dos mais diferentes embates: empregados x patrão; ricos x pobres; homens x mulheres; brancos x negros. Civilização e barbárie: os dois conceitos se alternam na claustrofobia de um espaço, que vai sendo desconstruído à medida que soluções “cordiais” se tornam impossíveis.

No elenco, além de Murilo Benício e Luciana Paes, estão Ernani Moraes, Jiddu Pinheiro, Camila Morgado, Irandhir Santos, Humberto Carrão, Ariclenes Barroso, Thais Aguiar, Eduardo Gomes e Diego Avelino. A produção do longa é de Rodrigo Teixeira, da RT Features, com coprodução do Canal Brasil.

O Animal Cordial estreia dia 9 de agosto nos cinemas, com distribuição da California Filmes. No IMS Paulista, em São Paulo, serão exibidos, também, três curtas-metragens da diretora: Uma Primavera (2010), A Mão que Afaga (2011) e Estátua! (2014). Os filmes serão exibidos, um após o outro, nos dias 11 e 12 de agosto, às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.