Cabíria Prêmio de Roteiro e Cabíria LAB estão com inscrições abertas

O Cabíria Prêmio de Roteiro e o Cabíria LAB, que, a partir de 2022, são projetos independentes, estão com inscrições estão abertas até 1 de maio, pelo site www.cabiria.com.br.

Esta será a 7ª edição do Prêmio Cabíria, iniciativa dedicada à valorização da autoria de roteiristas autoidentificadas mulheres e histórias com protagonismo feminino na diversidade de sua expressão. Em 2022, o Prêmio retoma a sua gênese e será destinado exclusivamente à categoria de longa-metragem de ficção. As premiações são diversas, entre elas soma em dinheiro, consultorias, bolsas e/ou descontos em cursos, além do passaporte para a Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição que investe em formação profissional, geração de conhecimento e impulsionamento de talentos do audiovisual.

A tradicional parceria com a ABRA – Associação Brasileira de Roteiristas e Autores se mantém e premiará uma roteirista finalista de mais de 40 anos, com uma mentoria.

Já o Cabíria LAB é um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais, com consultorias e masterclasses de especialistas com o objetivo de impulsionar as carreiras de roteiristas e seus conteúdos originais. As categorias contempladas são “longa-metragem de ficção”, “longa-metragem de ficção infanto-juvenil” e “série de ficção”. Criado para ser a premiação principal do Prêmio Cabíria, em 2020, agora se desvincula para aprofundar sua vocação.

Outra novidade do Cabíria LAB, é a renovação do Prêmio Selo ELAS Cabíria Telecine, que a cada ano assume uma performance diferente. Em sua terceira edição, configurará como Prêmio Adicional para a categoria de longa-metragem de ficção e premiará um dos projetos finalistas com uma consultoria de produção com as equipes da Elo Company e do Telecine.

Os roteiros e/ou projetos inscritos nas duas chamadas – Prêmio e LAB – precisam ter ao menos uma protagonista feminina e ser de autoria de roteiristas autoidentificadas mulheres, podendo ser em coautoria com pessoa(s) de identidade(s) e expressões de gênero diversas. A temática é livre.

Os resultados do Prêmio e do LAB serão divulgados entre junho e julho e suas realizações se darão no âmbito do Cabíria Festival Audiovisual. Em sua quarta edição, o evento será realizado no segundo semestre de 2022, com data e formato ainda em definição.

Para tirar dúvidas e estimular as inscrições, estão disponíveis no canal do Youtube do festival (https://www.youtube.com/cabiria_festival) uma série de masterclass acerca de cada categoria, reunindo nomes como Alice Marcone, Ana do Carmo e Renata Mizrahi.

Para as inscrições até 10 de abril, a taxa terá valor promocional de R$70. De 11 de abril a 1 de maio será cobrada a tarifa regular de R$90. Roteiristas mulheres PcD, negras, indígenas e pessoas trans poderão requisitar gratuidade nas inscrições, mediante formulário simplificado de autodeclaração, conforme regulamento.

O Cabíria Prêmio de Roteiro conta com o apoio da Embaixada da França, Projeto Paradiso, Globo, ABRA, Selo ELAS, Elo Company, Telecine, Cardume, Final Draft, Instituto Dona de Si e Imprensa Mahon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.