“O Palhaço”, de Selton Mello, estreia essa semana nos cinemas

O circo que nos espelha

Um forte encantamento toma conta da plateia assim que as primeiras imagens e os primeiros sons de “O Palhaço” invadem a tela e as caixas acústicas do cinema. Da cena inicial aos créditos finais, o filme é uma preciosidade. Além de dirigir o filme, Selton Mello faz o papel de Benjamin, mais conhecido como o palhaço Pangaré de um circo mambembe significativamente batizado de “Esperança”. Ou seja, tanto na tela como na vida real, além de carregar o difícil fardo de fazer rir, Selton/Benjamin/Pangaré também administra o negócio. Que, nesta ficção, passa de pai para filho. Um pai também palhaço, vivido por Paulo José, numa interpretação que deveria ser assistida de joelhos por todos os presentes.

Pangaré é um palhaço estressado. Não apenas não se sente à vontade no picadeiro como também não consegue tirar da cabeça as reivindicações de sua trupe, tais como um ventilador e um sutiã tamanho gigante. Seu incômodo com a vida gera no filme um humor arrebatadoramente cruel, refinado, sarcástico, e não raramente nonsense. Um jeito de fazer rir e pensar que remete às comédias sociais do leste europeu. É isso: “O Palhaço” tem ares de cinema romeno. Mas com afetividade brasileira.

Tudo no filme é caprichado. A direção de arte cria com talento o clima ao mesmo tempo onírico e despojado do pequeno circo que perambula por um Brasil empoeirado. A fotografia dá tons pastéis amarelado à trama, enquanto a trilha une escancarados sopros com ares de banda a divertidas canções bregas dos anos 70, época em que a ação se situa. De quebra, proporciona ao ator/cantor Moacyr Franco, no ano que completará 75 anos, a melhor interpretação de sua carreira, aplaudida em cena aberta quando o filme foi exibido no Festival de Paulínia. Foi a estreia de Moacyr no cinema.

Antes da exibição neste mesmo Festival, Selton Mello havia dito no palco do evento que esperava que a delicadeza de  ”O Palhaço” se espalhasse por todos os presentes, “como uma coceira”, em suas palavras. A julgar pela qualidade do filme, o Brasil todo irá se coçar com esta estreia.

O Palhaço (Brasil, 2011)
Direção: Selton Mello
Distribuição: Imagem Filmes
Estreia: 28 de outubro

 

Por Celso Sabadin

2 thoughts on ““O Palhaço”, de Selton Mello, estreia essa semana nos cinemas

  • 25 de outubro de 2011 em 15:20
    Permalink

    Muito boa a matéria. Estou “me coçando” de curiosidade para assistí-lo. Mas uma reparação faz-se necessária: não é a estreia de Moacyr Franco no cinema. Ele já havia atuado em uma chanchada fazendo o mendigo que até há pouco era interpretada em um programa humorístico na tv.

    Resposta
    • 3 de novembro de 2011 em 00:07
      Permalink

      O PALHAÇO. Um filme delicado, que resgata com sensibilidade o amor pela vida. Simples assim.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.