Mostra de Cinema de Tiradentes anuncia programação

Mostra de Tiradentes comemora 15 anos, apresenta produções inéditas e recebe convidados internacionais

A Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 15ª edição de 20 a 28 de janeiro de 2012, apresentando ao público e convidados 116 filmes – sendo 31 longas, um média e 84 curtas –, filmes premiados, estreias de jovens realizadores e pré-estreias mundiais, além de realizar o 15º Seminário do Cinema Brasileiro, que prevê 19 encontros com a crítica, o diretor e o público e sete debates temáticos – que abordam temas como o papel do ator no cinema brasileiro contemporâneo, o curta na era digital, o olhar estrangeiro sobre o cinema nacional, o panorama atual da crítica cinematográfica e a renovação do cinema brasileiro.

A Mostra receberá nesta edição importantes curadores internacionais, que virão ao Brasil para conhecer a novíssima produção brasileira independente, como Anne Delseth, membro do Comitê de Seleção da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; Paolo Moretti, do Festival de Veneza; Federico Cote Veiroj, do Festival de Cinema de San Sebastian, na Espanha; Raymond Whalravens, do Festival Internacional de Amsterdam; e Sesi Bergeret, do L’Alternativa – Festival de Cinema Independente de Barcelona.

Programação de Filmes

A Mostra Aurora, dedicada exclusivamente a realizadores em início de trajetória, exibirá este ano sete longas que concorrerão ao prêmio de melhor filme concedido pelo Júri da Crítica e pelo Júri Jovem. São eles os cariocas Strovengah – Amor Torto, de André Sampaio, e HU, de Pedro Urano e Joana Traub Cseko; os brasilienses Entorno da Beleza, de Dácia Ibiapina, e A Cidade é Nossa?, de Adirley Queirós; o mineiro Balança Mas Não Cai, de Leonardo Barcelos; o capixaba As Horas Vulgares, de Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize; e o paulista Corpo Presente, de Marcelo Toledo e Paolo Gregori.

A Mostra Olhares trará seis longas a começar por Girimunho, de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina, que teve sua estreia no Festival de Veneza (onde levou o prêmio Interfilm) para depois seguir uma carreira premiada em festivais como San Sebastian, Mar del Plata, Nantes e Havana. Compõem a Mostra ainda os filmes Hoje, de Tata Amaral (cinco prêmios no último Festival de Brasília, incluindo o de Melhor Filme); Bruta Aventura em Versos, de Letícia Simões (que teve sua estreia na Première Brasil, no último Festival do Rio); Estradeiros, de Sérgio Oliveira e Renata Pinheiro (eleito Melhor Filme na última Semana dos Realizadores); O Homem Que Não Dormia, de Edgar Navarro (Melhor Ator Coadjuvante no último Festival de Brasília); e Olhe Pra Mim de Novo, de Kiko Goifman e Cláudia Priscilla (Melhor Documentário no Festival Mix Brasil).

Já a Mostra Vertentes apresenta a estreia mundial do longa Augustas, de Francisco César Filho, ao lado do premiado As Hiper Mulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro (Prêmio Especial do Júri e Melhor Montagem no Festival de Gramado); Djalioh, de Ricardo Miranda; Vou Rifar Meu Coração, de Ana Rieper; e Na Carne e Na Alma, longa póstumo de Alberto Savá, falecido em outubro último.

Novidade desta edição, a Mostra Praça reúne os filmes que serão exibidos ao ar livre, sempre um grande atrativo na Mostra Tiradentes. Compõem a programação deste ano Iván – De Volta Para o Passado, de Guto Pasko; O Mineiro e o Queijo, de Helvecio Ratton; Paraíso, Aqui Vou Eu, de Cavi Borges e Walter Daguerre; Roda, de Carla Maia e Raquel Junqueira; e O Carteiro, de Reginaldo Faria.

Encerrando a programação de longas, a tradicional Mostrinha, dedicada ao público infanto-juvenil, apresenta os longasUma Professora Muito Maluquinha, de André Alves Pinto e César Rodrigues; Desenrola, de Rosane Svartman; e Rio, de Carlos Saldanha.

Homenagens

A Mostra de Tiradentes elegeu para esta sua 15a edição a temática “O Ator em Expansão”, através da qual propõe uma valorização do ator no processo de criação do filme. Dentro desse cenário, a Mostra prestará sua homenagem a um dos nomes de evidência nas telas do cinema brasileiro desses últimos 15 anos: Selton Mello.

Como parte dessa homenagem, sediará a primeira exibição pública de Billi Pig, novo longa do diretor José Eduardo Belmonte (também ele homenageado por Tiradentes em 2009), protagonizado por Selton Mello. Fazem parte ainda das homenagens ao ator e diretor os longas O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia; Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho; A Erva do Rato, de Júlio Bressane; e O Palhaço, segundo longa-metragem dirigido pelo ator, além de Palhaço.doc, média-metragem sobre o processo de realização do filme, dirigido por Marcelo Pontes.

Programação de Seminário

A Mostra de Tiradentes propõe um retorno a alguns dos pontos que a definem e caracterizam, através de uma série de debates do Seminário do Cinema Brasileiro: Ideias e Perspectivas.

Um exemplo disso é a mesa “Renovação no Cinema Brasileiro”, que pretende refletir sobre como se deu essa renovação etária-geracional no cinema brasileiro testemunhada por Tiradentes e se ela delineou algum movimento estético ou estabeleceu novos olhares para o cinema brasileiro. Participarão da mesa alguns dos principais realizadores surgidos nesse período e que tiveram suas produções exibidas em Tiradentes: Guto Parente, Bruno Safadi, Sérgio Borges e Marco Dutra, além da produtora Sara Silveira, com mediação do curador Cléber Eduardo.

É o caso também das duas mesas redondas intituladas “Panorama Crítico da Crítica”, que se aproveita do fato da Mostra Tiradentes ter sido o primeiro evento de cinema a reunir críticos de veículos impressos, acadêmicos e jovens revelados em sites e revistas virtuais para propor uma reflexão sobre a atuação da crítica cinematográfica nesse período e qual o seu olhar sobre essa produção da primeira década do século XXI. Participarão das mesas críticos de perfis e origens tão distintos quanto Luiz Carlos Merten, Fábio Andrade, Jean Claude Bernardet, Eduardo Escorel, Sérgio Alpendre,  Andrea Ormond e Cássio Starling Carlos.

Outra vertente muito forte da programação de Tiradentes nesses últimos 15 anos é a produção de curtas-metragens, sempre muito vigorosa e pulsante. Essa produção e suas perspectivas futuras serão discutidas na mesa “O Curta na Era Digital”, com a presença de Marco Aurélio, da Associação Curta Minas; William Winestrosa, curador do Festival Internacional de Curtas de São Paulo; Juliana Rojas, cineasta paulista; e Eduardo Valente, realizador e curador de curtas da Mostra Tiradentes entre 2007 e 2011.

Completam os encontros do Seminário do Cinema Brasileiro as mesas “O Ator em Expansão” – que contará com os atores João Miguel, Karina Teles e Marat Descartes, além do preparador de elenco Sérgio Penna, para discutir a temática desta edição – e “A Política do Ator no Percurso de Selton Mello”, que discutirá a carreira do homenageado da 15a Mostra de Tiradentes, com a presença do próprio, acompanhado da produtora Vânia Catani e do cineasta José Eduardo Belmonte.

 

Relação dos filmes programados

 

LONGAS
[line]

MOSTRA VERTENTES

AS HIPER MULHERES, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro (PE)

DJALIOH, de Ricardo Miranda (RJ)

VOU RIFAR MEU CORAÇÃO, de Ana Rieper (RJ)

AUGUSTAS, de Francisco César Filho (SP)

NA CARNE E NA ALMA, de Alberto Savá (RJ)

 

MOSTRA AURORA

STROVENGAH – AMOR TORTO, de André Sampaio (RJ)

BALANÇA MAS NÃO CAI, de Leonardo Barcelos (MG)

AS HORAS VULGARES, de Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize (ES)

ENTORNO DA BELEZA, de Dácia Ibiapina (DF)

A CIDADE É NOSSA?, de Adirley Queirós (DF)

HU, de Pedro Urano e Joana Traub Cseko (RJ)

CORPO PRESENTE, de Marcelo Toledo e Paolo Gregori

 

MOSTRA OLHARES

HOJE, de Tata Amaral (SP)

BRUTA AVENTURA EM VERSOS, de Letícia Simões (RJ)

ESTRADEIROS, de Sérgio Oliveira e Renata Pinheiro (PE)

GIRIMUNHO, de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina (MG)

O HOMEM QUE NÃO DORMIA, de Edgar Navarro (BA)

OLHE PRA MIM DE NOVO, de Kiko Goifman e Cláudia Priscilla (SP)

 

MOSTRA PRAÇA

IVÁN – DE VOLTA PARA O PASSADO, de Guto Pasko (PR)

O MINEIRO E O QUEIJO, de Helvecio Ratton (MG)

PARAISO, AQUI VOU EU, de Cavi Borges e Walter Daguerre (RJ)

RODA, de Carla Maia e Raquel Junqueira (MG)

O CARTEIRO, de Reginaldo Faria (RS)

 

MOSTRA HOMENAGEM

BILLI PIG, de José Eduardo Belmonte (RJ)

O CHEIRO DO RALO, de Heitor Dhalia (SP)

O PALHAÇO, de Selton Mello (RJ)

LAVOURA ARCAICA, de Luiz Fernando Carvalho (SP)

A ERVA DO RATO, de Júlio Bressane (RJ)

 

MOSTRINHA

UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA, de André Alves Pinto e César Rodrigues

DESENROLA, de Rosane Svartman (RJ)

A CASA VERDE, de Paulo Nascimento (RS)

 

MEDIA
[line]

PALHAÇO.DOC, de Marcelo Pontes (RJ)

 

CURTAS
[line]

 

MOSTRA FOCO

A MULHER NO ALTO DO MORRO, de Cássio Pereira dos Santos (MG/DF)

ENCONTRO COM SÃO JOÃO DA CRUZ, de Daniel Ribeiro Duarte (MG)

ENTRE NÓS, dinheiro, de Renan Rovida (SP)

JIBÓIA, de Rafael Lessa (SP)

MAIS DENSO QUE SANGUE, de Ian Abe (PB)

MÁSCARA NEGRA, de Rene Brasil (SP)

MEMÓRIAS EXTERNAS DE UMA MULHER SERRILHADA, de Eduardo Kishimoto (SP)

NA SUA COMPANHIA, de Marcelo Caetano (SP)

QUANDO MORREMOS A NOITE, de Eduardo Morotó (RJ)

QUERENÇA, de Iziane Filgueiras Mascarenhas (CE)

 

MOSTRA CURTA NA PRAÇA

49 Dias, de Tati Fujimori (SP)

DEUS, de André Miranda (DF)

DUAS VIDAS PARA ANTONIO ESPINOSA, de Caio D’ Andresa e Rodrigo Fonseca (SP)

JULIE, AGOSTO, SETEMBRO, de Jarleo Barbosa (GO)

L, de Thais Fujinaga (SP)

O VELHO E O NOVO, de Daniel Caetano (RJ)

QUEM É ROGERIO CARLOS?, de Pedro Bughay (RS)

SAMBATOWN, de Cadu Macedo (SP)

SILÊNCIO 63, de Fábio Nascimento (SP)

TRÊS VEZES POR SEMANA, de Cris Reque (RS)

TROCAM-SE BOLINHOS POR HISTÓRIAS DE VIDA, de Denise Marchi (RS)

UM OLHAR PASSAGEIRO, de Pedro Carvalho (MG)

ZENAIDE, de Mariana Porto (PE)

 

MOSTRA PANORAMA

A NONA VÍTIMA, de Diego Zon (ES)

ADORMECIDOS, de Clarissa Campolina (MG)

AS HERANÇAS, de Giovani Barros (RJ)

AS ÚLTIMAS PUTAS DE PARIS, de Ana Paula Nogueira (RJ)

ASSUNTO DE FAMÍLIA, de Caru Alves de Souza (SP)

CAIXA DE PANDORA, de Lucas Sander e Paula Santos (MG)

CASA, de João Krefer (PR)

CASA AFOGADA, de Gilson Vargas (RS)

CÉSAR!, de Gustavo Suzuki (SP)

CRISTINA, de Melissa Gava (SP)

DA ORIGEM, de Fábio Baldo (SP)

DIZEM QUE OS CÃES VÊEM COISAS, de Guto Parente (CE)

DOIS, de Thiago Ricarte (SP)

DONA SÔNIA PEDIU UMA ARMA PARA SEU VIZINHO ALCIDES, de Gabriel Martins (MG)

ESSAS SENHORAS, de Gláucio Souza (PR)

FUGAZ, de Joacélio Batista (MG)

GERTRUDES E SEU HOMEM, de Adriana Rodrigues (GO)

INCÊNDIO, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes (RJ)

LERON MEDE OS ESPAÇOS, de Daniel Ifanger (SP)

MARCHA DA LIBERDADE, de Fábio Burnier (SP)

MEIO-DIA ISABELA, de Evandro Scorsin (PR)

NEM A MIM, NEM A TI, de Tomás von der Osten (PR)

O CADEADO, de Leon Sampaio (BA)

O SAMURAI DE CURITIBA, de Rober Machado e Jose Padilha (PR)

OMA, de Michael Wahrmann (SP)

OS MORTOS VIVOS, de Anita Rocha da Silveira (RJ)

OVOS DE DINOSSAUROS NA SALA DE ESTAR, de Rafael Urban (PR)

PODE PIORAR, de João Tenório (SP)

PREGADORES, de Cavi Borges e Leonardo Kopke (RJ)

PRESERVATIVO, de Filipe Matzembacher, Márcio Reolon e Samuel Telles (RS)

RETRATO FALHADO, de Andre Warwar (SP)

SE VOCÊ DEIXAR O CORAÇÃO BATER SEM MEDO, de Tamíris Spinelli (PR)

SÉCULO, de Marcos Pimentel (MG)

UMA NOITE, de Daniela Santos (RJ)

UMA PRIMAVERA, de Gabriela Amaral Almeida (SP)

WILMA, de Eva Jofilsan (PE)

 

MOSTRA CENA MINEIRA

ARREBENTAÇÃO, de Gabriel Sanna e Raquel Versieux (MG)

FICA, de João Toledo (MG)

LUNARIUM – RETRATOS EM AZUL, de Elza Cataldo (MG)

TURISMO DE GUERRA, de Felipe Ivanicska (MG)

UMA BREVE HISTÓRIA DE VIAGEM OU IMPERATIVO NEGATIVO, de Chico Pelúcio (MG)

SPACE DUST, de Sávio Leite (MG)

 

MOSTRA JOVEM

A ARTE DE ANDAR PELAS RUAS DE BRASÍLIA, de Rafaela Camelo (DF)

ACONTECEU NO BIXIGA, de Marcela Chamilian (SP)

MAÇÃ, de Pedro Paulo de Andrade (SP)

MÁQUINA DE SORVETES, de Christopher Faust (PR)

O ÚLTIMO JOKENPO, de Chris Tex (SP)

 

MOSTRA MOSTRINHA

A GRANDE VIAGEM, de Caroline Fieratti (SP)

A MAGIA DO NATAL, de Bruno Bask (SP)

BOBOLETA, de Karla Oliveira (MG)

CACHOEIRA, de Rodrigo Eba (SP)

MEMÓRIAS DO MEU TIO, de Alexandre Rafael Garcia e Álvaro Zeini Cruz (PR)

NEGÓCIO DE MENINO COM MENINA, de Marcus Vilar (PA)

O MACACO E O RABO, dos alunos da disciplina Animação digital UFPE-CAA (PE)

O MUNDO DE ULIM E OILUT, de Caru Alves de Souza (SP)

OS SONÂMBULOS, de Igor Amim (MG)

OBSOLETO, de Heitor Mendonça, Leandro Henriques e Victor  Mendonça (RJ)

REMOTO CONTROLE REMOTO, de Bruno Bask (SP)

SONHANDO PASSARINHOS, de Bruna Carolli (DF)

TEMBIARA, de Jackson Abacatu (MG)

TENTÁCULOS, de Thiago de Magalhães Quadros, Beth Soarez, Álvaro Victorio, Beto Paiva, Vinícius Lewer, Rafael Carvalho e Leandro Batista (RJ)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.