Curta de Juliana Rojas é um dos representantes do Brasil no Festival de Cannes

O curta-metragem “O Duplo”, dirigido pela brasileira Juliana Rojas, terá sua estreia mundial na 51a edição da Semana da Crítica em Cannes. Este é o quinto curta-metragem dirigido por Juliana, que já esteve em Cannes outras três vezes. Em 2005, ainda como estudante de cinema, participou com o curta “O Lençol Branco” (codirigido por Marco Dutra). Em 2007, recebeu o Prêmio Descoberta, na mesma Semana da Crítica, pelo curta “Um Ramo” (codirigido por Marco Dutra) e no ano passado seu primeiro longa-metragem “Trabalhar Cansa” (também codirigido por Marco Dutra) foi o único filme brasileiro na Seleção Oficial do festival, participando da mostra competitiva Um Certo Olhar.

“O Duplo” é baseado no mito nórdico do Doppelgänger, um ser fantástico que tem o dom de representar uma cópia idêntica a uma pessoa que ele escolhe ou que passa a acompanhar, assumindo o negativo da pessoa para tentar exercer sobre a mesma uma influência nefasta.

Juliana Rojas segue trabalhando com elementos do cinema de horror para compor suas narrativas. Aliando o sobrenatural ao cotidiano banal, “O Duplo” investiga estados internos das personagens. Silvia é uma jovem professora do ensino fundamental. Certo dia, sua aula é interrompida quando um dos alunos vê o duplo da professora andando no outro lado da rua. Silvia tenta ignorar a aparição, mas este evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

Segundo Juliana Rojas, o filme tenta retratar a tensão entre ordem e impulso: “Buscamos representar isso através de uma progressão sutil da imagem e do som: a fotografia é suave no início do filme e torna-se mais dramática e sombria conforme a influência do Duplo domina a professora. O desenho de som também segue essa progressão, sempre usando sons diegéticos distorcidos para construir a tensão”.

Com a fotografia de Flora Dias e o desenho de som de Daniel Turini e Fernando Henna (premiados no Festival de Paulínia 2011 por seu trabalho no longa-metragem “Trabalhar Cansa”) as atuações marcantes de Sabrina Greve (Profa Silvia) e Gilda Nomacce (Profa Vanda) ganham ainda mais força.

“O Duplo” foi produzido pela Itinerante Filmes com o copatrocínio da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo. Além de contar com a produção associada da Quanta Post em todo processo de pós-produção e finalização em 35mm.

Neste momento, Juliana Rojas está em Paris trabalhando o roteiro do seu novo longa-metragem, “As Boas Maneiras”, dentro do programa de Residência do Festival de Cannes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.