Festival de Cinema de Gramado abre inscrições para mostra competitiva

As inscrições para três Mostras Competitivas do 40º Festival de Cinema de Gramado têm início na segunda-feira, 23 de abril. As fichas de inscrições para longas brasileiros, longas estrangeiros e curtas nacionais deverão ser preenchidas e enviadas até 1º de junho através do site www.festivaldegramado.net. Para concorrerem, os filmes de longa-metragem devem ter sido concluídos a partir de 1º de fevereiro de 2011 e os filmes de curta-metragem, a partir de 1º de agosto de 2011.

A edição deste ano promete ser uma das mais celebradas. Para marcar os 40 anos ininterruptos de apresentações, a programação foi pensada para valorizar ainda mais o cinema nacional e o intercâmbio com produtores e realizadores latinos.

Todos os anos, o Festival de Gramado reúne um grande elenco de astros e estrelas do cinema brasileiro, diretores, vídeomakers e produtores regionais. Em 2012, a finalidade é apresentar uma parcela representativa da recente produção brasileira e internacional e contribuir para sua difusão e debate, reunindo profissionais de cinema, promovendo encontros, seminários, painéis e lançamentos de publicações.

A organização confirma a realização de quatro mostras competitivas: filmes de longa-metragem brasileiros; filmes de longa-metragem estrangeiros; filmes de curta-metragem brasileiros; e filmes de curta-metragem gaúchos. Em conformidade com a diretriz especial dos 40 anos de valorização do cinema local, a mostra de curtas gaúchos volta a ocupar o Palácio dos Festivais. Ocorre ainda a Mostra Especial de Cinema Gaúcho, com filmes de longa-metragem produzidos no Rio Grande do Sul, e a Mostra Panorâmica, produções de longa-metragem brasileiros e/ou estrangeiros fora da competição.

Outra novidade neste ano é a premiação em dinheiro para longas brasileiros e estrangeiros e para curtas brasileiros. O evento vai distribuir R$ 350 mil em prêmios nas três categorias, além do troféu Kikito aos vencedores.

O 40º Festival de Cinema de Gramado será realizado na cidade de Gramado (RS), no período de 10 a 18 de agosto, com atividades nas dependências do Cine Embaixador/Palácio dos Festivais.

One thought on “Festival de Cinema de Gramado abre inscrições para mostra competitiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.