Filmadas as primeiras cenas de “O Tempo e o Vento” na cidade cenográfica de Santa Fé

No último sábado, 21 de abril, foram filmadas as primeiras cenas na cidade cenográfica de Santa Fé, construída dentro do Parque do Gaúcho, a 4 km do centro de Bagé (RS). Desde o dia 4 de abril, equipe e elenco do segundo longa do diretor Jayme Monjardim (produzido por Nexus Cinema e Vídeo – “Olga” e “Budapeste” -, com coprodução da Globo Filmes e Panda Filmes e distribuição de Downtown Filmes) estão na cidade gaúcha.

A cidade cenográfica é um dos pontos altos da produção do filme. Foram mais de 4 meses de obras de engenharia, ambientação e cenografia, para transformar a área de 10 mil metros quadrados, que abriga 17 edificações, na cidade de Santa Fé, descrita pelo escritor Érico Veríssimo em “O Continente” (no qual o filme é livremente baseado). Uma das curiosidades da cidade é a variedade de tipos de construção. Uma vez que se passam 100 anos em Santa Fé, foi preciso erguer casas bem simples, como a primeira de Ana Terra, logo que ela chega à cidade, até o imponente sobrado dos Terra Cambará, erguido muitos anos depois. Para facilitar a logística da produção, o interior de algumas casas foi preparado para receber depósito de objetos de cena, camarins, sala de maquiagem, sala de estar e vídeo assist.

No sábado (21), foram rodadas, entre outras, as cenas em que Ana Terra (Cléo Pires) chega a Santa Fé, levada por Marciano Bezerra (Leonardo Machado), quando o coronel Ricardo Amaral (José de Abreu) convoca os homens para a guerra e cenas de Ana Terra (já interpretada por Suzana Pires, depois da passagem do tempo) despedindo-se do filho, Pedro Terra (nessa fase vivido pelo gaúcho Rafael Tombini), que vai para a guerra e deixa a esposa, Arminda (nessa fase vivida pela gaúcha Luiza Ollé), grávida, na cidade. A partir desta terça-feira (24), Thiago Lacerda estará novamente nas filmagens para rodar várias cenas, inclusive de batalha, como Capitão Rodrigo.

No entardecer de domingo (22), foi realizado um evento, pela prefeitura de Bagé e produtores do filme, para dar as boas vindas ao filme, marcando o início dos trabalhos em Santa Fé. Tendo como cenário o belíssimo Parque Histórico Vila de Santa Thereza, o evento reuniu autoridades e convidados locais e estaduais, além da direção e da equipe de “O Tempo e o Vento”.

As filmagens em Bagé se estenderão até o final do mês de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.