Filme sobre sobre a vida do maior carnavalesco do país, “Trinta”, inicia filmagens no Rio de Janeiro

As filmagens de “Trinta”, a nova produção da Primo Filmes, em coprodução com  a Fox International Productions, dirigido por Paulo Machiline, começaram na semana passada, no Rio de Janeiro. No elenco principal, os atores Matheus Nachtergaele, Paola Oliveira, Fabricio Boliviera, Milhem Cortaz, Paulo Tiefenthaler, do programa “Larica Total” exibido no Canal Brasil, Vinicius de Oliveira, Tatu Gabus Mendes, Ernani Moraes e Marco Ricca.

O filme se passa todo no Rio de Janeiro, cidade em que Joãosinho reinventou o carnaval do país mostrando desfiles de inovações artísticas, dramas pessoais e sua anatomia criativa. Por meio de lembranças, “Trinta” relata a chegada de Joãosinho ao Rio de Janeiro nos anos 50, a realização do sonho de ser bailarino do Corpo de Baile do Teatro Municipal, a frustração por não ter porte físico para os grandes papéis e ainda o início de sua relação com Fernando Pamplona, cenógrafo do Municipal e que mais tarde seria seu mestre e responsável direto pelo seu envolvimento com o Carnaval.

Baseado na extensa pesquisa feita por Paulo Machiline durante anos, o filme tem como narrativa central o primeiro carnaval de Joãosinho à frente do Salgueiro, em 1974, quando Fernando Pamplona é sumariamente demitido da escola. Joãosinho Trinta compra o desafio de preparar o Salgueiro para o carnaval em tempo recorde, mesmo sem o apoio daquele que até então, havia sido seu chefe, seu maior mentor e amigo. O desafio é ainda maior, pois Pamplona não o perdoa e João passa a sofrer dificuldades e preconceitos impostos pela comunidade que não aceitam a traição.

As filmagens acontecem no Teatro Municipal, no Copacabana Palace, na Avenida Antonio Carlos (palco do carnaval na década de 70) e a maior parte em um barracão instalado na zona portuária da cidade, onde o carnavalesco prepara o desfile. “Trinta” mergulha na construção do primeiro desfile e na vida de Joãosinho e leva ao cinema a saga de um grande nome da cultura popular brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.