Prêmio ACIE de Cinema consagra “O Palhaço” e “Elvis & Madona”

“O Palhaço” (de Selton Mello) e “Elvis & Madona” (de Marcelo Laffitte) foram os grandes destaques da 9ª edição do Prêmio ACIE de Cinema, entregue em cerimônia realizada no CCBB do Rio de Janeiro na última segunda-feira (7). Enquanto “O Palhaço” foi escolhido como melhor filme, a comédia de Laffitte levou quatro troféus (incluindo direção).

Simone Spoladore e Igor Cotrim, que contracenam em “Elvis & Madona”, foram escolhidos pela imprensa estrangeira para os prêmios de melhor atriz e ator. O filme ganhou, ainda, o troféu do júri popular, que é dado à produção melhor avaliada pelo público da mostra gratuita do Prêmio.

Escolhido pelos jornalistas de veículos internacionais como melhor filme brasileiro de 2011, “O Palhaço” conquistou, ainda, o troféu “Blockbuster Brasil”, lançado em 2012 pela ACIE, e para o qual concorrem apenas produções que tiveram mais de um milhão de espectadores nas salas de cinema.

“Lixo Extraordinário”, de Lucy Walker, também foi premiado com dois troféus. Eleito o melhor documentário, o filme levou o prêmio de melhor fotografia (Dudu Miranda). O troféu de melhor roteiro foi para Claudia Mattos, por “180º”, enquanto Carlinhos Brown, por “Capitães da Areia”, levou o prêmio de melhor trilha sonora.

O evento de entrega do prêmio contou também com a premiação a Fernando Meirelles, que recebeu a Homenagem Especial dos jornalistas estrangeiros por sua obra. O jornalista Marcelo Cajueiro, diretor-geral do Prêmio, ressaltou a importância do filme “Cidade de Deus”, sobretudo para a projeção internacional do cinema brasileiro. A RioFilme recebeu uma homenagem especial por ocasião do vigésimo aniversário de fundação da empresa.

Confira abaixo a lista de vencedores do Prêmio ACIE de Cinema 2012:

Melhor Filme
“O Palhaço”

Melhor Diretor
Marcelo Laffitte, por “Elvis & Madona”

Melhor Atriz
Simone Spoladore, por “Elvis & Madona”

Melhor Ator
Igor Cotrim, por “Elvis & Madona”

Melhor Documentário
“Lixo Extraordinário”

Blockbuster Brasil
“O Palhaço”

Melhor Fotografia
Dudu Miranda, por “Lixo Extraordinário”

Melhor Roteiro
Claudia Mattos, por “180º”

Melhor Trilha Sonora
Carlinhos Brown, por “Capitães Da Areia”

Júri Popular
“Elvis & Madona”

Homenagem Especial
Fernando Meirelles

One thought on “Prêmio ACIE de Cinema consagra “O Palhaço” e “Elvis & Madona”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.