ANCINE lança edital no valor de 800 mil dólares para estimular coproduções com a Argentina

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE e o Instituto Nacional de Cine y Artes Visuales – INCAA lançaram na última semana o edital de Coprodução Brasil-Argentina 2012. Por meio do concurso será investido um total de 800 mil dólares na produção de quatro projetos de longa-metragem independente, nos gêneros ficção, documentário ou animação.

A ANCINE selecionará dois projetos apresentados por produtoras brasileiras que sejam coprodutoras minoritárias dos filmes. Por sua vez, o INCAA selecionará dois projetos com participação minoritária argentina, apresentados por empresas locais. Os vencedores do edital receberão apoio financeiro no valor de US$ 200 mil cada um. “O lançamento deste edital representa mais um importante passo no processo de cooperação econômica e cultural entre Brasil e Argentina, além de aproximar as indústrias cinematográficas e otimizar ainda mais a boa relação que já existe no campo do audiovisual entre os dois países”, afirma o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel.

O Edital opera no âmbito do Acordo Bilateral vigente entre os dois países para o fomento à coprodução de longas-metragens, do Acordo Latino-Americano de Coprodução Cinematográfica e do Protocolo de Cooperação entre o INCAA e a ANCINE. O processo de seleção para concessão de apoio financeiro está aberto a projetos de produção independente de obras cinematográficas em regime de coprodução entre Brasil e Argentina, nos gêneros ficção, documentário ou animação, cujas filmagens não tenham sido iniciadas até a data de lançamento do Edital. As inscrições na ANCINE ficam abertas até 6 de agosto.

A seleção dos projetos seguirá os seguintes critérios de avaliação:

– qualidade artística e técnica do projeto;
– relevância da participação artística e técnica do país minoritário na coprodução;
– relevância do projeto para o incremento da integração entre as indústrias cinematográficas dos dois países.

O edital e seus anexos podem ser acessados no portal da ANCINE (www.ancine.gov.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.