Festival Latino-Americano de São Paulo promove encontros sobre coprodução internacional

A 7ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que ocorre até a próxima quinta, 19, promove dois encontros sobre coprodução, na Cinemateca Brasileira.

Em homenagem aos dez anos de criação do projeto Cine en Construcción, o primeiro encontro, voltado ao apoio de novos filmes da América Latina, acontece no dia 18/07, quarta-feira, às 21h00. O programa acontece duas vezes ao ano, durante o Encontro de Cinema Latino-Americano de Toulouse (França) e o Festival de Dosnastia-San Sebastián (Espanha) e é responsável pela apresentação a potenciais interessados de um total de 119 projetos na fase de pós-produção, incluindo trabalhos assinados por Carlos Sorin, Cristián Jiménez, Júlia Murat, Pablo Larrain, Celina Murga e Frederico Veijoj, entre outros cineastas.

A homenagem conta com a presença da francesa Eva Morsch, integrante do comitê de seleção do Cine en Construcción, que faz uma apresentação do programa. Em seguida, é exibido o longa-metragem brasileiro “Cinema, Aspirina e Urubus” (2005), de Marcelo Gomes, contemplado pelo Cine en Construcción.

A Mesa “Coproduções internacionais no âmbito da América do Sul: importância e desafios” acontecerá dia 19/07, quinta-feira, às 10h00. Estarão na mesa, Paula Alves de Souza (Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores), Eduardo Valente (Assessoria Internacional da Agência Nacional de Cinema – Ancine), André Sturm (Presidente do Programa Cinema do Brasil), Raquel do Valle (Gerente Executiva do Projeto Internacional ABPITV – Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV) e um representante da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

No 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo filmes recentes realizados em coprodução envolvendo pelo menos dois países da América do Sul concorrem ao Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano, no valor R$ 90 mil. Produtores e diretores dos 18 filmes concorrentes, representando dez países, estarão na plateia do encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.