“Hoje”, de Tata Amaral, foi exibido pela primeira vez em São Paulo

“Hoje”, novo filme da cineasta Tata Amaral, protagonizado por Denise Fraga (prêmio de Melhor Atriz no Festival de Brasília) e o uruguaio Cesar Troncoso (“O Banheiro do Papa/2007), foi exibido pela primeira vez para o público paulistano última na terça-feira (17)  no Memorial da América Latina, dentro da programação do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

A sessão contou com a presença de Denise Fraga, Cesar Troncoso, João Baldasserini, o candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, entre outros.

O longa, inspirado no livro “Prova Contrária” de Fernando Bonassi, retrata a história de Vera (Denise Fraga), ex-militante política que recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar brasileira (1964-1985).

Com o dinheiro, ela pode comprar o tão sonhado apartamento próprio e libertar-se da condição de suspensão em que viveu durante décadas, período em que não era sequer reconhecida oficialmente como viúva. Mas, no momento da mudança para o novo lar, Luiz, o marido, volta. O filme é um encontro de amor entre eles.

“Hoje” foi o grande vencedor do 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2011). Além do “Candango de Ouro” de melhor filme, o longa levou o prêmio da crítica e mais 5 estatuetas de melhor fotografia, atriz, direção de arte e roteiro. Este é o quarto longa de Tata Amaral, que dirigiu “Um Céu de Estrelas” (1996), “Através da Janela” (2000) e “Antônia” (2006).

Completam o elenco de “Hoje” João Baldasserini (“Linha de Passe”, de Walter Salles e Daniela Thomas, e do remake “O Astro” Cláudia Assunção (revelada no longa “O Sol do Meio Dia”, de Eliane Caffé, e está no ar como a Neide da novela “Avenida Brasil”), Lorena Lobato (“O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, e “Hotel Atlântico”, de Suzana Amaral) e o jovem ator Pedro Abhull.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.