Minuto na Escola recebe inscrições até 27 de outubro

Em 2 de maio, o Festival do Minuto iniciou a 2ª edição do Festival do Minuto nas Escolas Públicas Estaduais de São Paulo recebendo vídeos de até 60 segundos com tema livre. O concurso, chamado Minuto na Escola, chega ainda, pela primeira vez, às escolas públicas estaduais do Tocantins.

A novidade deste ano é uma nova categoria exclusiva para participação dos professores. Todos eles, docentes da rede pública estadual desses estados, que tiverem uma ideia criativa que caiba num vídeo ou animação de um minuto podem inscrever sua(s) produção(ões) para concorrer aos prêmios.

Em São Paulo, serão ao todo três categorias: PROFESSORES, ENSINO MÉDIO e MINUTEEN (destinado ao Ensino Fundamental do Ciclo II). Serão oferecidos três laptops como prêmio.

No estado de Tocantins, além das três citadas, ainda há a categoria EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Lá, serão oferecidos, como premiação, quatro laptops, um por categoria.

Na edição de 2010, realizada no estado de São Paulo, o Festival do Minuto obteve 954 inscrições provenientes de escolas de 180 cidades do Estado de São Paulo.

Minuto na Escola inclui ainda um portal de aulas online, o www.escoladominuto.com.br. Nele, alunos e professores contam com um precioso material para auxiliar na produção de vídeos de um minuto para todas as séries/anos, mostrando o audiovisual como uma linguagem acessível, que pode ser utilizada em aulas e avaliações escolares.

O portal funciona após o preenchimento de um cadastro, simples e rápido, por professores e alunos. Entre os vídeos que docentes e discentes irão encontrar no site, estão depoimentos de realizadores e dicas do curador e diretor de cinema Marcelo Masagão (Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos e 1,99 – Um Supermercado que Vende Palavras), bem como da profissional de educação Moira Toledo. Eles fornecem dicas para a pesquisa de temas, de softwares de imagem e som, de iluminação, entre outros tópicos importantes para a produção e orientação dos vídeos realizados pelos estudantes e professores.

O projeto está em fase de negociação para acontecer também este ano em outros dois estados: Paraná e Ceará.

Para se inscrever, os alunos do Ensino Fundamental Ciclo II (5ª a 8ª séries / 6º ao 9º anos) devem enviar seus vídeos por meio do site www.minuteen.com.br.

Já os alunos do Ensino Médio, EJA e os professores participantes devem acessar o site www.festivaldominuto.com.br para efetivar sua inscrição. O prazo final é 27 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.