Qual Queijo Você Quer?

O curta-metragem ainda é a melhor forma de um cineasta jovem abrir espaço no disputado mercado de cinema comercial, quando o filme dá certo. Assim está acontecendo com Cíntia Domit Bittar, de Florianópolis, que já teve seu curta, “Qual Queijo Você Quer?”, exibido desde o ano passado em 23 festivais (três internacionais), e ainda há convites para este ano. Entre as oito premiações que recebeu, está a de melhor filme de curta-metragem no Festival do Rio em 2011. Com um enredo simples, apenas com dois atores na sala de uma casa, Cíntia relata a explosão de uma senhora quando o marido lhe pede que trague um queijo da padaria. O embate entre os dois senhores de idade ficou por conta de Amélia Bittencourt e Henrique César, que também receberam premiações e elogios nos festivais.

A ideia do curta nasceu da necessidade de fazer um filme barato, em apenas uma locação, com poucos dias de filmagem. A fonte foi a inspiração na própria família. “Minha solução foi criar uma narrativa que se limitasse a apenas uma locação e com um elenco menor possível”, conta Cíntia.

“Gostaria muito de trabalhar com diálogo rápido e intenso, e optei por ser uma discussão de relacionamento de um casal na terceira idade a fim de fugir do óbvio e buscar o inusitado. Vi nessa situação um ar tragicômico e de melodrama, que muito me interessa. Para construir a história e a ambiência, busquei referências na minha família, como meus avôs paternos, que jogam cartas todas as noites, há mais de uma década; e o apartamento de minha avó materna, que é cheio de quinquilharias”, complementa.

O filme foi realizado com a câmera DSLR, da Canon, e, além da boa fotografia, conta com uma trilha sonora (um bolero original de Mateus Mira) que gera uma parceria na linguagem do filme. “Para mim, o ritmo do bolero remete ao melodrama e ao tragicômico, nuances presentes na narrativa da história. Estudamos algumas referências e logo chegamos à versão final da música. Acredito que tenha funcionado. Hoje não consigo dissociar a música do filme e vice-versa”, diz Cintia. A diretora se juntou a mais cinco sócios e criou a Novelo Filmes, vão partir para mais filmes, e o tão sonhado longa-metragem está em gestação.

 

Por Hermes Leal

One thought on “Qual Queijo Você Quer?

  • 16 de julho de 2012 em 20:47
    Permalink

    Linda matéria, Hermes! Obrigada!

    Gostaria apenas de corrir uma informação. A Novelo é composta por 6 sócios, e não 5.
    Somos: Ana Paula Mendes, Carol Gesser, Cíntia Domit Bittar, Lucas de Barros, Maria Augusta V. Nunes e Will Martins.

    Um abraço!

    Ana.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.