Festival Adaptação oferece oficinas gratuitas de roteiro e direção

Em sua terceira edição, o Festival Adaptação oferece oficinas gratuitas de criação cinematográfica em que os participantes trocarão experiências com roteiristas e diretores premiados. Inspirados nos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a já tradicional Mostra de filmes e um ciclo de debates serão realizados, em novembro, no Oi Futuro e no Instituto Moreira Salles.

As inscrições para os cursos são feitas somente no site do evento – www.festivaladaptacao.com.br – até 29 de agosto. As aulas ocorrerão na PUC-Rio e alunos de qualquer escola de cinema podem se inscrever. As vagas serão preenchidas após a seleção realizada pelas curadoras e pelos professores das oficinas.

A curadoria do Festival Adaptação é assinada pela jornalista Carolina Benjamin e pela roteirista Rita Toledo, sócias na produtora Daza ao lado da atriz Leandra Leal.

Entre os dias 17 a 28 de setembro, o escritor Marcelino Freire e o roteirista e professor Lucas Paraizo comandarão a oficina de Escrita Cinematográfica: Literatura e Roteiro em que 10 alunos enfrentarão o desafio de encontrar imagens para o que está dito em palavras. Divididos em dois módulos, os participantes trabalharão na adaptação cinematográfica de textos autorais, desde o desenvolvimento de uma história até sua estruturação e formatação como roteiro audiovisual.

A oficina de Produção Cinematográfica: Direção e Edição ocorrerá entre os dias 1° e 13 de outubro. Cineastas laureados com prêmios nacionais e internacionais orientarão 20 alunos na realização de curtas-metragens a partir de quatro roteiros finalizados na Oficina de Escrita Cinematográfica. Felipe Bragança, Fellipe Gamarano Barbosa e Karen Akerman terão a missão de oferecer noções básicas de direçãoe edição de imagem. A produção, a filmagem e a edição dos filmes em full HD ficarão a cargo dos grupos orientados por estes premiados cineastas.

O espírito transgressor da Semana de Arte Moderna de 1922 inspira toda a programação do Festival. Todos os filmes brasileiros que serão exibidos, entre os dias 08 e 18 de novembro, dialogam de alguma maneira com a produção dos artistas do evento, que ditou o rumo da produção artística no país.

O Laboratório de Roteiros de Longa-Metragem também segue esta tendência e será um espaço de reflexão e produção comandado pelo aclamado roteirista Eliseo Altunaga, da Escola de cinema de Cuba e roteirista do recente “Violeta se Fue a los Cielos”, Flávia Castro, diretora do premiado documentário “Diário de uma Busca” (2011), e Hilton Lacerda, roteirista dos filmes “Baile Perfumado” e “Febre do Rato”.

Paralelamente, o Festival promoverá ainda uma mostra de filmes com curso, comandados pelo professor Hernani Heffner, em três comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.