Festival Visões Periféricas homenageia o cineasta Eduardo Coutinho

A 6ª edição do Festival Visões Periféricas acontece de 16 a 25 de agosto, em três salas de cinema, espaços comunitários em favelas cariocas e em uma praça pública. Será exibida uma seleção de 104 filmes, distribuídos em quatro mostras, das quais três são competitivas.

O Festival não é apenas dedicado a exibição de filmes, mas é um espaço de intercâmbio de linguagens e de produções do audiovisual que vêm das periferias (como favelas, comunidades quilombolas e indígenas). É também um espaço de experimentação de novas tecnologias e de mídias a serviço da democratização dos meios de produção e difusão, além de uma forma democrática de divulgar as produções surgidas no contexto da cultura digital.

A cerimônia de abertura será marcada pela homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho, que aos 79 anos e com dezenas de prêmios, entre os quais o do Festival de Berlim, é considerado um dos mais importantes documentaristas do país. Seu trabalho é marcado pelo registro de emoções das pessoas comuns, sejam camponeses (Cabra Marcado para Morrer) ou moradores de um condomínio de baixa classe média carioca (Edifício Master). Coutinho trabalhou para o Centro de Criação da Imagem Popular – Cecip, que também será homenageado por 25 anos de atuação. São dessa época Santa Marta e Boca de Lixo, visões humanistas sobre populações marginalizadas.

A programação completa do festival pode ser conferida no site www.visoesperifericas.org.br/2012.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.